França prepara caça ao diesel

A França, depois de tanto apostarem, anunciam a caça aos diesel - segundo o primeiro ministro Manuel Valls vão identificar os veículos mais poluentes e descontinuar os diesel em veículos de passageiros.

Isto vem de algo feito um pouco por todo o lado - a poluição tem sido medida pelo CO2 emitido e não pelas partículas e NOx emitidos que são bem mais prejudiciais o que empurrou muita gente para os pequenos diesel. Acrescentar o facto que 80% dos automóveis de passageiros em França são diesel e têm uma ideia da dimensão do problema.

Os franceses vêem agora admitir que isso foi um erro e vão lançar um programa para classificarem os automóveis pela poluição emitida, permitindo que cidades possam proibir o acesso aos mais poluidores. E claro que vão resolver a questão por impostos para encaminhar o pessoal aos automóveis de passageiros mais ecológicos reduzindo os apoios ao diesel. O imposto sobre o diesel sobe 2 cêntimos por litro e quem trocar um diesel por um eléctrico recebe um incentivo de 10.000 euros. 

E porque é que estou a falar nisto já que é só para os francius? Bem, é que toda a Europa tem limites de poluição a cumprir e o relógio está na contagem final. Os ingleses estão a preparar medidas semelhantes e o mesmo vai chegar cá. Além disso, está a tornar-se caro demais "limpar" os motores diesel ao ponto que os citadinos já não têm essa opção e em breve só os gama média-alta terão motores diesel.

0 comentários: