Jaguar revisita o Type E

A Jaguar vai produzir 6 novos Type E - mas não é mais um daqueles trabalhos em que se recria um clássico, a Jaguar vai produzir 6 novos Type E apartir de componentes originais.
 
A Jaguar viu a onda dos Type E sobre-medida e quer aproveitar - cada um destes novos Type E Lightweight vão ser vendidos bem acima de 1 milhão de libras, mas sinceramente não interessa porque qualquer quer que seja o preço pedido alguém vai oferecer 10 vezes mais só para ter um.
 
E porque é que são assim tão desejados? Em 1963 a Jaguar planeou produzir 18 Jaguar Type-E para competição e separou 18 chassis especificamente para este fim (marcados com a letra S), mas apenas 12 foram terminados até 1964. São estes últimos 8 que a Jaguar pretende terminar. Estes Type-E "Lightweight" usam alumínio para o chassis, carroçaria e motor para poupar 115 quilogramas. O 6 cilindros em linha de 3,8 litros passa de 265 para 300 cavalos e a caixa de 4 velocidades é substituída por uma unidade de 5 velocidades. Na altura competiam nos GT conduzidos por pilotos famosos como Graham Hill, Jackie Stewart, Briggs Cunningham e Roy Salvadori.
 
É algo semelhante ao que a Aston Martin e a Zagato fizeram quando produziram 4 "novos" modelos do DB4 GT Zagato apartir de chassis originais em 1988 e 1992. E agora, 8 sortudos vão poder ter um destes super-raros Jaguares - vejam o dinheiro correr.

0 comentários: