[update]Auto-estrada que brilha no escuro

Infelizmente parece que esta tecnologia poderá não chegar tão cedo à realidade - a iluminação não é suficientemente forte ou uniforme, e até chegou a falhar completamente em certas situações (como em chuva). Mas a Heijmans Infrastructure não desiste e está a trabalhar numa segunda versão desta tecnologia para testar em breve.

Post original de 22-04-2014
E porque é que não me admiro que a ideia seja dos Holandeses? Estão a testar numa fracção de 500 metros de auto-estrada marcações de estrada que brilham no escuro substituindo as clássicas iluminações de estrada.
 
A forma como fazem é simples - basta incorporar um pó que reage à luz na tinta usada na estrada e pode ser usada em conjunto com outros componentes para outras funções - por exemplo, um químico que reaja à temperatura para que se a temperatura descer a ponto de congelação surgem no alcatrão símbolos de neve.
É uma daquelas ideias que nos faz pensar: "porque é que ninguém se lembrou disto?"

1 comentários:

  • Lone Rider says:
    22 de abril de 2014 às 23:43

    Há muitos anos atrás, ao visionar o filme "Um polícia no jardim escola", numa cena filmada na estrada, o traçado parecia que continha fósforo (côr amarela) para reagir com a humidade do ar, facilitando o reconhecimento da estrada.
    Afinal estive enganado estes anos todos, pelo efeito óptico da VHS? Só agora é que inventaram isto?
    De qualquer modo, é daquelas coisas simples que em muito ajudam os automobilistas, principalmente em condições meteorológicas adversas.