Opel - o caminho certo enfim?

Nos últimos anos a opel tem sofrido com má gestão e desorientação da GM - desde a vende-não vende à Magna, parceira ou não parceira da PSA e a introdução e seguinte retirada da Chevrolet da Europa. Mas a Chevrolet vai sair do mercado e a nova direcção da GM aposta agora na Opel para a Europa - será possível inverter a descida constante da Opel na Europa?
O principal problema e desafio da GM é recuperar a imagem da Opel, algo que partilha com a Peugeot e Citroen na Europa - será que a nova liderança da GM, que diz que vai investir cerca de 5 mil milhões de euro na Opel, tem a visão e os produtos necessários para recuperar de uma fatia de mercado de apenas 6.6%?
 
O primeiro passo para a Opel é a sua maior campanha de publicidade na Alemanha onde vende apenas 1/3 do que a Volkswagen - com a frase "Umparken im Kopf" a Opel pede para as pessoas largarem os preconceitos, dando vários exemplos do "dia-a-dia": por exemplo cartazes que dizem que 90% dos homens acham que as ruivas são mais excitantes mas 68% desses homens nunca conheceram uma ruiva.
O outro caminho é aproveitar a fama da engenharia alemã (algo que VW faz aos anos), novas tecnologias (o OnStar 4g está para chegar) e novo design.
 
E nesse ambito já começam a surgir os primeiros detalhes do próximo Opel Astra previsto para o início 2016, com grande atenção a ser dada à qualidade exterior e acabamentos, bem como nova geração de motorizações. E o fim da Chevrolet na Europa também ajuda. O design será inspirado no concept Monza que a Opel levou ao Salão automóvel de Frankfurt em 2013 - principalmente na frente, grelha dianteira, formato da traseira e faróis traseiros. A fita de alumínio que vai do tejadilho também deverá dar um ar da sua graça.


Creio que devemos mais indicadores no restyling do Opel Corsa que deve chegar no final deste ano. Utilizará uma versão atualizada da plataforma Delta e novos motores e transmissões - 3 novas familias de motores que devem chegar a toda a gama antes do novo Astra. Um deles acabou de chegar - o novo 3 cilindros turbo a gasolina com 115 cavalos que já esta disponível no Adam, e uma nova caixa de 6 velocidades mais leve e mais agradável à utilização.

0 comentários: