[EuroNCAP update]Citroen C4 Cactus apresentado

Hoje é dia EuroNCAP e também atiraram o Citroen C4 Cactus de encontro a uma parede...

Post original de 12/02/2014
Costuma-se dizer que é nas alturas difíceis que as pessoas mostram o seu melhor e é isso que a Citroen demonstra nesta altura difícil com este C4 Cactus. Um Citroen...100% Citroen! Uma palavra - simplificar. Algo que parece impossível no automóvel moderno, mas que o Citroen C4 Cactus trás à realidade sem a austeridade do governo português ou de um Dacia e tudo com um design extremamente divertido. Chega para lá Juke! É uma nova direção e gosto para onde vai - claro que se os compradores gostam é outra pergunta completamente diferente.
Sim, pode bem ser um daqueles casos (como o Juke) que se adora ou odeia mas sejamos sinceros é uma lufada de ar fresco num segmento cada vez mais cinzentão. A versão de série manteve muitos dos detalhes do concept como os faróis em 2 andares (do C4 Picasso), as barras do tejadilho, o pilar traseiro do DS3, e os para-choques airbumps (sim, são secções de plástico com capsulas cheias de ar - não acne como alguém comentou) para as agressões do dia-a-dia. É possível ter os painéis Airbump em 4 cores (preto, cinza, "dunas" e chocolate) ou podem ser da cor da pintura (escolha de 10)
O interior também manteve alguns dos detalhes do concept - gosto do detalhe que apesar de serem individuais os bancos dianteiro parecem um banco único, as pegas da porta tipo pegas Zonda e como fica o interior/tablier se escolher a caixa semi-automática. O conjunto de instrumentos é reduzido a um pequeno ecrã e as restantes funções ficam num segundo ecrã táctil (muito parecido ao do Peugeot 308). Mesmo simplificando contam alguma tecnologia moderna como acesso à internet, estacionamento automática e o tejadilho de vidro já conhecido da PSA. Gostei da ideia de terem colocado o airbag do passageiro no tejadilho para fazer o tablier menos profundo e dar mais espaço interior.
Apesar de baseado na atual plataforma do Citroen C4 e não na nova plataforma modular EMP2, este novo Citroen C4 Cactus consegue ser em média 200 quilos mais leve que o C4 normal - apenas 965kg. Isso é conseguido graças a um conjunto de algumas alterações, escolhas inteligentes e economias. Usa aço de alta resistência e estruturas deformáveis de alumínio (como o capot e para-lamas), economias (vidros traseiro abrem em compacto que poupa 11 quilogramas, banco traseiro rebate em bloco que poupa 6 quilogramas entre outras) e escolhas interessantes (o tejadilho panorâmico utiliza a mesma tecnologia de óculos do sol o que significa que não precisa da usual pala o que poupa 6 quilos e a Citroen reduziu o número de componente utilizados).

A nível de motores devera ter a gasolina o 3 cilindros 1.2 e-VTi de 82 cavalos e o 1.2 e-THP com turbo e 110 cavalos - a diesel terá o 1.6 e-HDi de 92 cavalos e mais tarde o 1.6 BlueHDi de 100 cavalos já conforme a norma Euro 6.

Post original de 05-02-2014
E surgiram as primeiras imagens do novo Citroen C4 Cactus, o novo SUV da Citroen e que é uma lufada de ar fresco - em mais maneiras que uma. Ainda hoje deve ser feita a apresentação oficial, mas estas imagens já surgiram na Internet.

 
O termo low-cost esta associado associado a designes tristes e materiais de baixa qualidade, mas Citroen vem com este C4 Cactus provar que é possível ter estilo e baixo custo no mesmo automóvel.


 
update 12-02-2014

4 comentários:

  • hugo espanhol says:
    8 de fevereiro de 2014 às 00:45

    Já há muito tempo que não via um Citroen cheio de personalidade. Gosto!

  • Turbo-lento says:
    12 de fevereiro de 2014 às 10:44

    Para mim tem aquele espirito Citroen - nada daquele "bling" dos DS. Estou mortinho por dar uma volta. Se houver alguem da Citroen a ler... :)

  • Este comentário foi removido pelo autor.
    Turbo-lento says:
    12 de fevereiro de 2014 às 10:44

    Este comentário foi removido pelo autor.

  • Anónimo says:
    28 de fevereiro de 2014 às 17:35

    FANTÁSTICO!