Canada e Japão em negociações sobre impostos automoveis

Como parte do novo acordo de mercado livre a assinar em breve, o Canada vai eliminar o imposto de 6.1% sobre automóveis importados da União Europeia enquanto a União Europeia elimina o imposto de 10% de automóveis e 4.5% das peças automóveis importadas do Canada. O Canadá também ira aceitar vários dos padrões automóveis europeus o que facilitará a importação de veículos.

Mas atenção isto é dar e receber, apenas automóveis com 50% ou mais de peças automóveis Canadianas é que podem entrar livres do tal imposto, ou seja, se os construtores Europeus quiserem exportar mais para o Canada vão ter que comprar mais do Canadá. Apesar do Canada fabricar muitos automóveis americanos duvido que estes venham mais para cá, mas vai abrir uma porta para aumentar a exportação europeia para o outro lado do Atlântico.

Mas não é só para o Canadá que há alterações, a União Europeia está também a negociar com o Japão para eliminar tarifas sobre peças automóveis japonesas. Se o Japão aceitar acabar com os impostos em determinados produtos alimentares europeus a união faz o mesmo para as peças automóveis - a Europa aplica um imposto de 3 a 4,5% a estas peças e o Japão taxa produtos como o vinho a 15% o litro e o queijo a 30%. Outras tarifas estão em discussão para eliminação ou redução.

0 comentários: