Nissan passa a alugar a bateria?

O sistema de aluguer das baterias nos electricos da Renault (como o meu Twizy) tem dado pano para mangas, com muitos a não aceitarem este sistema - especialmente porque nos outros electricos, como o Nissan Leaf, quando se compra o carro a bateria vem incluida. Mas a julgar por esta proposta da Nissan americana (que mais cedo ou mais tarde chega cá também) estão a mudar para o sistema de aluguer.
Já é possivel comprar um novo Leaf com o aluguer da bateria, mas como sempre disse as baterias têm um tempo limitado de vida e mais cedo ou mais tarde tem que se trocar - Para isso a NIssan esta a oferecer um programa de "troca por uma bateria nova" por "aproximadamente 100 dolares por mês".
 
Ou seja, depois da garantia da bateria expirar (5 anos ou 60.000 milhas para perda de capacidade) os proprietarios tem a possibilidade de aderir a este programa e recebem uma bateria nova que é trocada assim que esta baixar as 9 de 12 barras de capacidade máxima. Ora então quando atingir 9 barras de 12 possiveis ou 75% da capacidade máxima a bateria é trocada enquanto se pagar os tais 100 dólares mensais - é o mesmo sistema da Renault!?
O que me deixa um pouco com a proverbial pulga atrás da proverbial orelha é que a Nissan sempre disse que as baterias do Leaf são construidas em módulos que podem ser trocados sem ter nunca que trocar a totalidade da bateria - então porque este esquema?

0 comentários: