Comissão Europeia apoia bloqueio frances

A Comissão europeia apoiou a titulo provisório o bloqueio da França à importação de alguns modelos da Mercedes que incluem o refrigerante de ar condicionado R134a. Segundo o comissário responsavel, estes veículos não estão segundo as normas europeias e não podem ser comercializados no espaço europeu e que segundo a legislação europeia o bloqueio frances é perfeitamente legal.
 
Outra questão é a forma como a Mercedes conseguiu homologar os seus veiculos com este refrigerante agora ilegal junto do organismo de certificação alemão Kraftfahrt-Bundesamt (Autoridade Federal dos Transportes) e assim conseguir um certificado europeu que permite a venda e torna ilegal o seu bloqueio.
 
A comissão europeia já notificou oficialmente o governo alemão e deu até Setembro para que a Mercedes cumpra as regras. Ora até agora só os franceses bloquearam as vendas e até este limite de Setembro palpita-me que será o único pais, mas se até Setembro não houver solução o mais certo é os outros países começaram a fazer o mesmo para não levarem com uma multa em cima.
 
A Mercedes continua a afirmar que o novo R1234yf é perigoso, enquanto que a Honeywell diz que não é verdade e o que a Mercedes quer é poupar uns trocos (já que o novo R1234yf custa cerca de dez vezes mais que o antigo R134a) e que desenhou os ensaios para que obtivesse o resultado pretendido. Ao nível de construtores automóveis também reina um pouco a confusão - com excepção da Mercedes e do grupo VW, todos os outros testaram e estão satisfeitos com os testes ao R1234yf.
Mais testes estão a ser feitos mas como ainda vão demorar a confusão e troca de galhardetes promete continuar. Já parece o mundo político portugês...

0 comentários: