[update video]Novo Citroën C4 Picasso apresentado

Numa altura em que a maioria dos construtores reaproveita o que já tem, há que tirar o chapeu à Citroen pelo novo C4 Picasso - tirando os motores que foram apenas actualizados, tudo o resto é novo. Eis então, oficialmente como o Citroën C4 Picasso, o primeiro modelo da PSA baseado na plataforma modular EMP2 e no papel soa bem.

A nova plataforma EMP2 da PSA é 70 quilogramas mais leve que o anterior chassis, mas todas as medidas somadas e este novo C4 Picasso pesa menos 140 quilogramas que o modelo anterior e basicamente o mesmo que o mais pequeno C3 Picasso. Mais pequeno em 4 centimetros mas graças à maior distancia entre eixos fica com mais espaço interior especialmente no banco traseiro e mais mala (573 litros).


O design é bastante diferente do anterior, traseira reduzida, as vias alargadas e o rebordo cromado dão lhe um ar mais musculado, dinamico. E não se consegue ignorar a nova frente com as opticas dianteiras com 3 andares e atrás os farois com o efeito 3D do DS3 Cabriolet.

No interior temos a modularidade a que a Citroen já nos habituou. O banco do passageiro é rebativel o que permite transportar objectos até 2,50 metros e os restantes são independentes, deslizantes e inclinaveis.

De série, o tablier é pintado em 2 cores diferentes e os bancos, forras das portas e assentos recebem materiais de qualidade. E com o opcional Relax os assentos podem ser com massagem à frente.

O computador de bordo, navegação e rádio passam a ser controlados por ecrã tactil e um segundo ecrã de 12 polegadas mais acima permite visualizar todo tipo de informação em vistas costumizaveis e se com o sistema multimédia Multicity Connect permite instalar aplicações várias ou com o Vision 360º ver o que se passa em volta do carro graças a 4 camaras.

Debaixo do capot os motores são os mesmos da geração actual mas foram melhorados - com excepção do HDi de 90 cavalos todos recebem o Stop-Start. A Citroen promete que a versão mais poupadinha 1.6 e-HDi 90 Airdream com a caixa pilotada ETG faz consumos médios (segundo o circuito de homologação europeu) de 3,8 l/100 km. Tambem vai haver uma versão 1.6 e-HDi de 115 cavalos e um 2.0 BlueHDi com 150 cavalos e já conforme a norma Euro 6. Já a gasolina, não vai nenhuma na altura do lançamento - mais tarde devem surgir o 3 cilindros de 1.2 litros turbo com 110 e 130 cavalos, entre outras Vendas arrancam em França em Junho e por cá deve chegar apartir de Outubro.


0 comentários: