Carlos Ghosn fala...nós ouvimos [update - video no meio]

Alguns CEO's da industria automovel são mais respeitados e respeitaveis que outros, Carlos Ghosn da Renault é um desses poucos que vale a pena escutar - especialmente quando disse na radio seria possivel que a Reanult deixe de existir na forma actual em França.

Também disse que a Renault não tera escolha se não despedir pessoas em França se a crise continuar a durar e/ou piorar - a Renault preve (para 2012) uma queda de 13% do mercado em França e 8% em toda a Europa. Mas como esta espalhada pelo mundo e em aliança com a Nissan, tem melhores chances que a PSA...

Ghosn também disse que na Europa não vão haver resgates como os da GM e Chrysler nos EUA, os governos não têm fundos para tal operação - ou seja, é cada um pos si e não esperem ajuda. Mais um recado à PSA creio...

Mas nem tudo são más noticias já que a relação com a Mercedes/Daimler vai tão bém que já anunciaram mais produtos conjuntos. Vão desenvolver uma nova gama de motores de 4 cilindros a gasolina muito eficientes poupando nos custos de desenvolvimento e produção. Para já sabe-se que deverá ser um motor de 1.3 litros com injecção directa para ser montado transversalmente apartir de 2016 - algo que deverá estar debaixo do capot do proximo Megane e Clio, Classe A e B também. Será um motor que terá no início entre 122 a 156 cavalos e depois potências mais baixas, e será usado tambem em sistemas hibridos - ou seja, um motor multi-usos.

Outro novo projecto comum entre os 2 grupos é uma nova caixa de velocidades destinadas a automoveis de tracção traseira com motor longitudinal (Mercedes Classe C, E e S e alguns Infiniti e Nissan) a fabricar no México pela Nissan - provavelmente a próxima 9G-Tronic de 9 velocidades.

0 comentários: