Toyota Yaris Hibrido - ensaio

Durante a apresentação do Toyota GT86 estavam também disponiveis para ensaio outros modelos da marca japonesa - todos hibridos: o Prius, o mono-volume de 7 lugares Prius+, o Auris hibrido e o Yaris hibrido.

Introdução
Não é segredo que nunca apreciei os full-hibrids como o Prius: quando se tenta fazer um maquina que faça 2 funções ao mesmo tempo (ser um automovel classico e um electrico) ela não fará nenhuma das funções da melhor forma. E sendo caro, as vantagens de baixos consumos e emissões eram facilmente conseguidas por um diesel eficiente a um preço mais baixo.

Mas este Yaris é diferente - ao contrario do Prius é um compacto feito para passar maior parte do tempo na cidade onde pode aproveitar ao máximo o sistema electrico reduzindo consumos, é acessivel (custa mais 1.000 euros que o equivalente Clio diesel mas com mais equipamento) e ao contrario dos diesel modernos não tem um filtro de particulas que pode ficar colmatado se circular principalmente na cidade. Ou seja, no papel este hibrido faz algum sentido...Na pratica?

Primeiro contacto
O Toyota Prius é sem dúvida um sucesso estrondoso com mais de 2.5 milhões de unidades vendidas e mais nenhum construtor automóvel no mundo consegue replicar o sucesso da Toyota.

Ora o Yaris hibrido pode não parecer tão importante ou marcante, mas estamos a falar do primeiro full-hybrid num citadino. Mais pequeno, mais limpo, mais economico e muito mais barato que o Prius...alias, é o full hybrid mais barato do mundo.

Sim, não me esqueci do Honda Jazz Hybrid, mas este tem sempre o motor de combustão a funcionar enquanto o Yaris Hibrido pode circular só com o motor clássico, só com o motor electrico ou combinando os dois. É mais hibrido...

Explica lá essa do full hybrid...
O Yaris Hibrido tem uma evolução do motor de 1.5 litros de ciclo Atkinson do antigo Prius XW20 que foi atualizado para reduzir as frições e apesar de debitar menos potencia e binário é mais eficiente que o original (75 cavalos e 111Nm de binário).

O motor é complementado por um sistema eléctrico mais pequeno: caixa E-CVT e motor electrico mais pequenos (61 cavalos e 169Nm de binário) que o actual Prius e a bateria é também mais pequena (20% menos volumosa e 11 kg mais leve) e cabe completamente debaixo do assento traseiro não afetando a capacidade da mala (200 dm3) ou do habitáculo (se bem que o banco traseiro deixa de ser deslizante).

Ou seja, conseguiram meter toda esta tecnologia sem afetar o espaço interior do pequeno Yaris, algo mais pequeno que um Renault Clio - e consegui colocar os meus 1,84 metros de altura costas largas sem qualquer problema ou desconforto à frente ou atrás. Sinceramente, só os japoneses para conseguirem tal feito técnico.

Interior
Infelizmente a mecânica de alta-tecnologia não é complementado por um interior à medida - é uma pena, trata-se de um interior simples, quase banal.

Tirando algumas aplicações cinzentas, o display de 6.1 polegadas Touch and Go que permite ver como esta a funcionar o sistema hibrido e os 2 botão Eco e EV ao lado do travão é exactamente o mesmo do Yaris comum.

Mas temos que manter em mente que é um interior Toyota - daqui a 10 anos todos estes plásticos vão ter o mesmo aspecto que têm agora, algo que duvido que se possa dizer dos plásticos lacados que parecem ser a nova moda nos interiores automóveis.

Mesmo assim, com toda a concorrencia a oferecer interiores mais distintos e personalizáveis a Toyota perdeu uma boa hipotese de conquistar o publico que procura individualidade e distinção, ficando-se por atrair os fãs da marca que até agora não tinham meios para um Prius.

Condução
Um dos desafios de um hibrido é conseguir equilibrar corretamente a parte eléctrica e mecanica - é preciso que coordenar as 2 motorizações, mais a travagem mecanica e travagem regenerativa. E tendo conduzido o Prius, acho que o Yaris consegue ser melhor em toda esta negociação - a caixa CVT é impecavel, e mesmo quando o motor clássico acelera para carregar a bateria não parece tão exagerado como no Prius. O Yaris é mais refinado.

Se há algo rapidamente notório ao volante é a afinação para a economia - a potencia não é muita e a caixa esta definida para economia: se está com pressa, é necessário manter o pé a fundo, algo que torna o Yaris hibrido pouco à vontade nas auto-estradas. Mesmo assim, é muito composto: o chassis e suspensões pareciam digerir bem o peso extra, se bem que a direção podia ser mais comunicativa. É equilibrado e mesmo tendo feito pontaria a algumas irregularidades do parque, o Yaris parece digerir bem os problemas.

Resumindo, pode não ter a performance de um GT86, mas é um optimo companheiro para a cidade...só falta uma coisa...

Os consumos, não é?
Um dos problemas que tenho é que apenas conduzimos no (enorme) parque de estacionamento do Autódromo do Algarve e isso não dá para ter ideia dos consumos - mas isso era o que eu queria que eles pensassem: um colega de trabalho em França comprou um Yaris hibrido como segundo carro para a sua esposa usar. E depois de trocar alguns emails recebi números muito interessantes. Antes de passarmos aos  ditos números, acho que é importante dizer que estes consumos médios foram obtidos ao encher o tanque e não pelo computador de bordo, com 1 adulto e 2 crianças a bordo mas com o ar condicionado desligado na maioria das vezes - no norte de França é mais fresquinho.

Durante as primeiras semanas o Yaris hibrido do meu colega não saiu da cidade - a esposa levava os filhos às escolas, ia trabalhar, as compras, recuperar o filhos e regressava a casa - sem sair do perímetro urbano de Rennes. E nestas condições, o Toyota Yaris Hibrido fez uma média geral (média das médias) de 3,55 litros/100km

Para colocar em perspectiva, recentemente um amigo gabava a sua scooter que fazia 2l/100km - o Yaris faz um pouco mais mas tem um tejadilho, 4 lugares e ar condicionado. Um diesel de características equivalentes consumiria, em cidade mais do dobro. Mesmo sendo a gasolina estamos a falar de consumos muito baixos e em termos de custo, mais baratos que a diesel.

Mas ao usar um pouco mais a circular externa da cidade (tipo vias rápidas) ai a média passa para 6/100km. Mais alto, mas mesmo assim bastante comedidos.

Conclusão
A vantagem do Yaris Hibrido está nos consumos na cidade - se passa maior parte do seu dia na cidade este é um optimo (segundo) carro. Compacto, facil de conduzir, mala ainda grande e muito economico - médias de 3,55l/100km em condições reais ficam muito longe dos diesel equivalentes.

O preço também é correcto, custando cerca de 1.000 euros mais que um diesel comparavel mas o Yaris vêm com muito equipamento de série - ou seja, custa basicamente o mesmo. Apesar de pequeno (menos de 4 metros) tem muito espaço interior e materiais que vão sem dúvida resistir ao teste do tempo.

E há uma vantagem escondida e quase ninguém pensa nela - quase todos estão a correr para os motores diesel porque o preço do combustivel é mais baixo, mas os diesel modernos vêem todos equipados com um filtro de partículas, que se passar muito tempo dentro da cidade vai ficar colmatado. Estamos a falar de algo não coberto pela garantia e que custa mais de 500 euros a reparar.

Mas se se aventura regularmente para fora da cidade ou é um apreciador do prazer da condução então creio que o Yaris Hibrido pode não ser o carro certo para si - ao ser feito a pensar em consumos, não espere performance ou condução inspiradora. É pratico e até bem equipado, mas lento e fora da cidade os consumos podem subir um pouco. E sim, o interior é um pouco triste.

Para terminar só falta uma coisa - tirar o chapéu à Toyota. Ao pegarem na sua tecnologia hibrida e adaptarem-na principalmente para o ambiente em que pode brilhar conseguiram desmontar os defeitos que apontava aos híbridos - é economicamente acessivel a todos, muito poupado e tudo isto em menos 4 metros de automóvel perfeitamente habitável por todos os tamanhos.

4 comentários:

  • Anónimo says:
    21 de agosto de 2012 às 18:47

    Então, dirias optimizado ou limitado?

  • Turbo-lento says:
    21 de agosto de 2012 às 22:00

    Boa pergunta - iria para optimizado. Todos os automoveis, tirando aqueles mais especializados como super-desportivos ou todo-terreno, são compromissos em si logo fazem tudo mais ou menos bem.
    Claro que ao optimiza-lo para a cidade torna-o menos bom fora dela, mas é um Yaris, não um Corolla ou Avensis.
    E ter um automovel com menos de 4 metros de comprimento com médias a gasolina de 3,6 litros em cidade e ainda levar 4 adultos ao preço de um diesel compativel que trará filtro de particulas parece uma boa receita para a cidade...

  • Anónimo says:
    24 de agosto de 2012 às 22:00

    Compravas um?

    Ligia

  • Turbo-lento says:
    25 de agosto de 2012 às 11:30

    boa pergunta...se estivesse a procura de um citadino provavelmente estaria na minha short-list. Mas seria uma entre várias possibilidades.