Opel Astra - Restyle

O Opel Astra recebeu uma pequena actualização com uma frente mais arredondada e nova grelha dianteira, novos motores e equipamentos. E se a primeira reacção for "Restyle? Qual Restyle?" não se preocupe porque que exteriormente são pequenos detalhes.


O Astra de quatro e cinco portas e a station wagon Sports Tourer recebem uma grelha inferior mais pronunciada (semelhante ao Astra GTC) com nova uma malha e na parte superior surge uma barra cromada mais proeminente, com profundidade visual tridimensional e mais centrada. Novas cores, luzes diurnas de LEDs fazem também parte da actualização.

Na secção traseira, a cavidade da chapa de matrícula do Astra de cinco portas foi esculpida com uma nova forma, para criar a impressão de maior largura. Tanto na versão de cinco portas como na Sports Tourer, surge uma nova faixa cromada no pára choques, mesmo abaixo da chapa de matrícula.


No capítulo dos motores, uma das novidades mais relevantes está no novo 2.0 BiTurbo CDTI vindo do Insignia - com 195 cv de potência e 400 Nm de binário graças à tecnologia de motorização sequencial BiTurbo combinando baixos consumos a elevadas performances. O Astra BiTurbo CDTI estará disponível nas carroçarias de cinco portas, Sports Tourer e GTC no Outono e podem ser facilmente identificados pelas duas saídas de escape e párachoques com formas mais salientes.

Outra estreia na gama Astra é o 2.0 Turbo de injeção direta, com 280 cv de potência e um binário máximo de 400 Nm destinado ao novo Astra OPC - velocidade máxima de 250 km/h e zero aos 100 km/h em apenas 6 segundos. O motor 1.4 Turbo a gasolina com 140 cv passa a integrar uma função overboost capaz de debitar temporariamente mais 10 por cento de binário (200 para 220 Nm) - bastante útil em ultrapassagens.
Apartir de 2013 chega o novo 1.6 Turbo a gasolina com injeção directa e 200 cavalos que deverá estrear no novo Astra descapotavel. Mais adiante deverá chegar (ou regressar) uma versão GSI que ficará imediatamente abaixo do actual OPC.

Muitas das tecnologias anteriormente estreadas no Insignia e no Zafira Tourer passam também a estar disponíveis na nova gama Astra - essas tecnologias incluem a câmara dianteira ‘Opel Eye’ de segunda geração, com a avançada Detecção de Sinais de Trânsito (TSA II), o sistema de Aviso de Saída de Faixa (LDW), o sistema de Indicação de Distância (IED) para o veículo da frente e o sistema de Alerta de Colisão Dianteira (FCA). Outros sistemas de assistência à condução são a câmara traseira, a assistência avançada ao estacionamento, aviso de veículo no ângulo cego lateral e um programador adaptativo da velocidade de cruzeiro baseado em radar (ajuda o condutor a manter a velocidade seleccionada, acelerando ou desacelerando automaticamente, e mantendo uma distância de segurança programada em relação ao veículo que segue à frente), com função de travagem automática (CIB) em caso de colisão iminente (funciona entre os 50 km/h e 180 km/h).

No interior, o Astra de cinco portas, a Sports Tourer e o sedan de quatro portas surgem com novos tecidos e cores, bem como com aplicações decorativas com uma nova pintura brilhante. Nos modelos BiTurbo, os tecidos ou couro de tom preto combinam com costuras especiais nos bancos, nas inserções das portas e no revestimento da alavanca das mudanças. As versões BiTurbo recebem um novo volante com base plana, forrado a couro.

A nova gama Astra conta ainda com novas jantes em liga leve de 17, 18 e 19 polegadas de diâmetro e rádio compatível com o sistema digital (DAB). Ainda recentemente a Opel tinha apresentado o Astra 4 portas e estranhei que só tinham imagens da traseira, mas como afinal era a única diferença nem fiz grande caso - afinal era porque a versão 4 portas já incluía o restyle. Malandros...

0 comentários: