Perdoem-me enquanto me deleito com mais um tiro no pé de políticos - recentemente noticiamos que as emanações gasosos de um airbag pode ter causado a morte de um condutor dias depois do acidente, mas pelo meio houve uma ecologista do Parlamento Europeu quis gritar ao mundo de um perigo ainda maior que os construtores conspiravam para ocultar...
A senhora com tempo a mais na agenda chama-se Michèle Rivasi e veio a publico dizer que os sistemas de climatização modernos nos automoveis são uma armadilha mortal! O mau da fita é um novo fluido chamado HFO-1234yf que é usado nos sistemas de climatização moveis e que segundo o senhor Rivasi seria toxico para os ocupantes do automovel em caso de acidente e podia ferir os bombeiros que viessem apagar o incendio.
Claro que o senhor Rivasi tinha provas deste perigo antes de abrir a boca aos jornais? Não tinha e tentou obter uma resposta da comissão europeia em Novembro passado. Mas como a resposta tardava e mortinha por algum tempo de antena, resolveu fazer uma conferência de imprensa onde denunciou esta situação e atacou fortemente os 2 produtores americanos deste gas (Honeywell e Dupont).
Mas foi um monumental tiro no pé - o tal HFO-1234yf ainda não era usado na Europa e já tinha sido certificado nos EUA, Japão e Europa pelo BAM e UBA. A resposta oficial da Comissão Europeia foi publicada a 31 de Janeiro 2012 e basicamente foi que o HFO-1234yf não é perigoso nem para o ambiente nem para os bombeiros. Michèle Rivasi nada respondeu ou admitiu o erro.
Precisamos de pessoas que venham denunciar situações perigosas para a saúde pública, mas devemos faze-lo de forma responsável. Porque se gritamos "fogo" quando não há podemos causar panico e feridos e ao fim de algum tempo o público deixa de acreditar nestas pessoas mesmo quanto têm razão.
Ora dizes que é uma senhora, ora que é um senhor. Fui confirmar... é uma senhora:
http://en.wikipedia.org/wiki/Mich%C3%A8le_Rivasi
E correndo o risco de levar bocas foleiras e mais emails do PCP, parente da Odete Santos