Nova medida de segurança - Perca peso

Parece que andamos a fazer campanha para algum produto de emagrecimento - a Universidade de Buffalo (EUA) fez um estudo a acidentes fatais e concluiu que quanto maior (ou seja, gordo) é, maior as chances de morrer num acidente de viação.

Ser gordo não é fácil - além de perderem anos de vida (moderadamente obesos perdem 3 anos da sua vida e os obesos mórbidos perdem 10 anos de vida) sofrem mais de doenças como asma, diabetes, cancro e problemas cardíacos. Daí que este estudo não seja uma grande surpresa.

Segundo este estudo, num acidente sério as pessoas obesas tem 21% mais chances de morte e os obesos mórbidos 56% de morrerem num acidente automóvel - isto são percentagens relativamente às pessoas de peso correcto. Um pormenor que não nos apercebemos - o testes de segurança são feitos com bonecos de porte normalizado e médio e os construtores testam a segurança com estes padrões em mente. O problema é que já houve um caso provado em tribunal em que ferimentos graves deveram-se ao facto que os assentos e cintos de segurança não foram desenhados para pessoas com excesso de peso.

E mantendo no tema do automóvel e comida, um estudo (sim, mais um) da universidade britânica de Leeds para a seguradora Esure conclui que comer e conduzir é mais perigoso que conduzir usando o telemóvel ou mesmo conduzir alcoolizado. Exacto, se vai conduzir primeiro pouse o hamburguer!

Este estudo chamado "Two Hands Better Than One" ("Duas mãos é melhor que uma") avaliou o tempo de reacção de pessoas em simuladores de condução e concluiu que este aumenta em 44% quando a pessoa come ao volante e beber de uma garrafa aumenta o tempo de reacção em 22%. Para fins de comparação, usar o telemóvel ao volante aumenta o tempo de reacção em 37% e conduzir com 0.08% de álcool no sangue reduz o tempo de reacção em 12,5%!

Segundo o estudo os condutores tinham dificuldades em manter o "automóvel" na faixa enquanto comem e/ou bebem e tinham que fazer correcções. O aumento do tempo de reacção deve-se ao facto que o acto de desembrulhar um alimento ou abrir uma garrafa exige mais da visão e coordenação cognitiva do condutor.

Resumindo, controlar o seu peso faz bem à economia (sua e a do pais) e à sua segurança - e pode começar por fazer dieta quando conduz!

0 comentários: