Titulo sonante sem dúvida - um estudo por cientistas da universidade Britânica John Moore de Liverpool chegaram a conclusão que os dinausauros podem ter ajudado ao aquecimento global e à sua extinção por excesso de flatulência. Foi publicado no Current Biology e promete animar as conversas dos que questionam o efeito do homem no efeito de estufa.
Estes cientistas calcularam a quantidade de metano expelido por membros da numerosa família sauropods (que inclui o enorme Brontosaurus) comparando o seu metabolismo ao das vacas e chegaram à conclusão que os Dinaussauros libertavam cerca de 520 milhões de toneladas de metano anualmente - eram animais de pasto, vegetarianos, mas os microorganismos que habitavam a sua via digestiva é que produziam o metano. Para terem uma ideia, estima-se que anualmente a população mundial de vacas produza anualmente cerca de 50 a 100 milhões de toneladas de metano.
Ou seja, o mundo dos Dinausauros era sem dúvida perigoso mas também mal cheiroso... O que levanta uma questão muito importante - os ecologistas andam sempre a dizer que devíamos todos deixar os automóveis, comer ervas e acabar com as vacas por causa do metano que produzem, mas se comermos só ervas também não vamos contribuir para o "problema"?
0 comentários:
Enviar um comentário