Hiriko apresentado em Espanha

Tal como Portugal, Espanha não tem grande historia automóvel, mas isso pode vier a mudar quando arrancar em 2013 a produção de um carro eléctrico mais ao menos do tamanho de um Smart - mas com uma carta na manga: é flexível podendo dobrar-se para reduzir o espaço necessário para o estacionamento.
Hiriko pelos vistos é "automóvel urbano" em Basco e é o produto do laboratório do MIT e da colaboração de 7 empresas bascas para construir este automóvel eléctrico de 2 lugares. Os motores eléctricos, direcção e travagem estão integrados nas rodas e são sem fios - 100% digital. Algo não possível em automóveis de estrada em que leis obrigam, por exemplo, a haver uma ligação física entre volante e rodas de direcção. Calculo que não se aplique a este tipo de veiculos - os vulgares "papa-reformas".
A sua autonomia é, segundo o fabricante, de 120 km e quando dobrado deverá ser possível estacionar 3 Hirikos num normal lugar de estacionamento. Preço estimado de 12.500 euros. O que é bastante quando a Renault planeia o Twizy apartir dos 6.000 euros.

Mas há algo que o nosso "Cherne" se esqueceu - é que já houve quem inventa-se um automóvel citadino eléctrico com distancia entre eixos variável há exactamente 20 anos atrás: o Renault Zoom.

0 comentários: