2012 - o ano a seguir a 2011 e antes de 2013

Arrancou 2012, o ano em que devemos sentir o peso das medidas de austeridade e da queda da actividade economica. Mas isso não parece parar a industria automovel - já viram o post que colocamos com o que vai chegar ao mercado este ano? É uma avalanche de novidades. Para mim, eis o que eu acho ser as estrelas do ano. Não estão em nenhuma ordem especial...foi conforme me fui lembrando.
Novo Fiat Panda - ligeiramente maior em todas as direcções, promete corrigir as falhas do actual Panda e a Fiat esta a preparar uma serie de novas versões. Debaixo do capot vamos ter os 2 cilindros de 875cc com 85 ou 65 cavalos e o sempre fiel 4 cilindros de 1.2 litros e 69 cavalos. No diesel mantém-se o 1.3 Multijet.

Fiat Abarth 595 Turismo e Competizione - 2 versões especiais do Fiat 500 com o mesmo motor (1.4 litros turbo com 157 cavalos) com o Abarth 595 Turismo a ter um esquema de 2 cores, caixa manual robotizada e jantes de 17 polegadas; e o Competizione tem uma caixa manual normal e travões Brembo. Giro.

Alfa Romeo Mito TwinAir - a Alfa Romeo vai ter um ano muito parado com a única novidade planeada a ser o Alfa Romeo Mito TwinAir com o 2 cilindros de 85 cavalos debaixo do capot e sem opção Sport no DNA.

Renault Twingo - não só um restyling que introduz as novas linhas da Renault, mas também a estreia do 3 cilindros de 900cc da Renault. Tendo em conta as perdas da Renault tem que funcionar.

Renault Twizy - não é um automóvel propriamente dito mas é o veiculo eléctrico para a cidade por eleição e para mim o único automóvel eléctrico que faz sentido. Quem sabe até arranjo um para mim.

Renault Fluence EV - a sedan de 5 lugares eléctrica acessível graças ao aluguer da bateria. Será que pega?

Renault Zoe - o eléctrico para as massas. Os híbridos e eléctricos actuais são caros demais, apenas os mais endinheirados podem dar-se ao luxo de ter um. Mas o Renault Zoe promete preços acessíveis (deverá custar tanto quanto um Clio diesel se bem que acresce o aluguer da bateria) e uma autonomia (teórica) de 140 quilómetros. Deverá incluir um novo tipo de motor eléctrico diferente dos usados actualmente e que promete maior autonomia e recargas mais rápidas.

Renault Clio - a Renault esta em apuros com vendas em queda e uma forte aposta nos eléctricos, o novo Renault Clio tem que mesmo que descolar dos stands depois da apresentação em Paris. Só deverá existir em 5 portas e versão carrinha ainda não esta confirmada.

Opel Junior - o novo pequeno Opel que promete fazer a vida negra aos Mini e Fiat 500 com uma "nova filosofia de interiores e conectividade" - tirado das afirmações da Opel. E interessante se a Opel consegue singrar nos pequenos premium e acima de tudo criar um sucesso que tanto precisa. Deve ser apresentado em Paris.

Chevrolet Volt\Opel Ampera - a alternativa ao Prius chega enfim à Europa com versões Opel e Chevrolet.

Opel Moka - a Opel já apresentou o novo Moka, o CUV (SUV compacto) que vai tentar empurrar o Nissan Juke para fora do podium, mas acima de tudo tras a plataforma para o próximo Opel Corsa. Tendo em conta as finanças da Opel é bom que pegue.

Volkswagen Beetle - já chegou a nova geração mas só em coupé - no fim de 2012 deve chegar a versão descapotavel.

Volkswagen Polo R - a Volkswagen prometeu uma versão de estrada do carro que vai levar ao WRC, supostamente a mecânica do Audi A1 quattro - 250 cavalos + tracção integral tudo dentro de um Polo! Possivelmente em Paris.

VW Golf - a sétima geração do Golf. Será baseado na nova plataforma MQB e tera um novo design mais desportivo, mais baixo e a versão 3 portas terá direito a um design diferente da 5 portas. A nova plataforma MQB permitirá um imensidão de variantes e devemos ter a apresentação oficial no salão de Paris.

Volkswagen Up! - a Volkswagen pretende ser o maior construtor automóvel do mundo e uma das peças fundamentais especialmente nesta altura de crise é o seu citadino up!. Mas fê-lo de forma inteligente com uma plataforma modular que permitira uma infindável lista de possibilidades, é económico, bem construído, a lista de opções é extensa e um design muito agradável.

Seat Mii\Skoda Citigo - versões mais baratas do Volkswagen Up! que contam com frentes diferentes e um interior mais simples.

Seat Toledo\Skoda Lauretta - ambos baseados na plataforma do Skoda Fábia mas enquanto o Skoda Lauretta substitui o actual Octavia (que vai subir no segmento) e será muito próximo do concept car Mission L deverá chegar em Setembro, o novo Seat Toledo terá um design mais próximo o concept car IBL e deverá chegar em Outubro.

Seat Leon - baseado no novo Volkswagen Golf e no design do concept car IBE do salão de Paris 2010 é um modelo que tem de descolar para assegurar a sobrevivência da Seat.

Skoda Octavia - será baseado no novo Golf e vai ser maior, de melhor qualidade e mais caro (sendo o anterior Octavia substituido pelo Lauretta) e em linha com o design do concept car Skoda Vision D.

Audi A3 - será mais evolução que revolução por fora, uma questão de alinhar com o design actual da Audi, tirando a uma nova versão 3 volumes para americano e chinês ver. Mas por debaixo chega a plataforma modular MQB que vai permitir uma serie de novas variantes como híbrida, híbrida plug-in, gas natural e eléctrica. Contagem decrescente para Genebra.

Audi A1 quattro - um daqueles concept cars que nunca se pensava vir a ser realidade, mas creio que para meter uma no BMW serie 1 M coupe colocaram um 2 litros turbo de 252 cavalos a alimentar as 4 rodas e só vão ser feitos 333 unidades. Eu faria 666 mas enfim...

Toyota Yaris Hybrid - da mesma forma que o Renault Zoe vai tornar o eléctrico mais acessível, a Toyota não quer que o hibrido perca, logo depois de anos a vender o Prius como um produto Premium, vai agora colocar a mesma tecnologia no novo Yaris. E olhando para o Auris Hybrid, este Yaris não vai ser barato, será que consegue manter o Zoe à distancia?

Toyota Prius+ - o Prius para a família. Será capaz de levar 5 adultos mais 2 crianças e terá baterias de lítio.

Toyota Prius Plug-In - o Priu vai receber as novas baterias de lítio que permitiram melhores performances eléctricas mas a que preço?

Subaru BRZ e Toyota GT 86 - O Subaru BRZ e Toyota GT 86 estão a chegar e prometem trazer mais desportividade (a Toyota bem que precisa) com um automóvel desenvolvido propositadamente para ser um desportivo e não apenas uma versão desportivo de um sedan aborrecido (tipo Ford Mondeo dar um Ford Cougar). Pesa apenas 1220 quilogramas, tracção traseira, distribuição de peso quase 50/50 (é 53/47 para ser exacto) e tem um 2 litros de 197 cavalos boxer e tudo feito para ter o centro de gravidado mais baixo possível.

Ford B-Max - já foi apresentado como "concept quase de produção" e promete uma versatilidade acima do Opel Meriva, com portas traseiras deslizantes mas sem o pilar central. Acresce que terá desde o início o novo motor a gasolina de 3 cilindros 1 litro Ecoboost de 123 cavalos.

Ford Mondeo - o Ford Mondeo tem perdido muito publico e fãs, mas a Ford já apresentou uma nova geração em Detroit.

MG 3 - A MG regressa sobre controlo chinês e começa pelo mercado britânico...e provavelmente chegará ao continente e o facto que tenha sido desenhado e toda a engenharia ter sido feita em Inglaterra não me deixa muito confiante.

MG 5 - uma versão MG do Roewe 550 que os chineses dizem ter sido optimizada para os Europeus. Será que pega?

Citroën DS3 cabriolet - O Citroen DS3 tem sido um sucesso concorrendo directamente com o Mini e o Fiat 500 mas sem uma versão descapotavel até agora. Mas em Paris deve ser apresentada uma versão descapotavel com um sistema inovador de tejadilho amovivel.

Citroen DS5 - talvez o modelo mais belo da família DS e procura cativar os compradores dos Mondeo e Passat e terá o trunfo de possibilidade de ter o sistema Hybrid4.

Peugeot 3008 Hybrid4 - enfim chegam os híbridos diesel da Peugeot.

Peugeot 208 - a Peugeot sempre foi boa nos automóveis pequenos, veja-se o sucesso do 205 a que sucedeu a um ainda maior sucesso do 206. Mas o 208 é um salto ainda maior, mais pequenos, mais eficiente e mais leve tudo dentro de um design muito apelativo.

Peugeot 208 GTi - a Peugeot recentemente anunciou a morte do GTI, daí que faz sentido que esteja planeado um 208 GTi! Deverá ter um 1.6 litros turbo de 154 e 204 cavalos.

Peugeot RCZ cabrio - supostamente vai substituir o 308 CC e deverá surgir no salão de Paris. Na mesma altura deve-se confirmar uma versão mais potente com 240 cavalos.

BMW Serie 3 - a referencia do segmento e segundo todos os testes, o melhor comportamento do segmento esta neste modelo. E em Setembro 2012 deve chegar a versão carrinha Touring.

Cadillac ATS - o americano que quer importunar os alemães no segmento de luxo no mercado global. Será que consegue?

Tesla Model S - a versão de produção já foi anunciada mas ainda não esta a venda mas deverá estar em 2012 em ambos os lados do Atlântico. Será que cumpre as promessas? É que o CEO da Tesla apostou 1 milhão de dólares que sim.

Fisker Karma - mas antes do Tesla Model S, já temos o Fisker Karma. Um automóvel de luxo com dum design arrebatador (melhor ainda em carrinha), eléctrico de tracção traseira com o equivalente a 403 cavalos mas as baterias são recarregadas pela tomada ou pelo motor de 4 cilindros turbo que se esconde debaixo do capot. Para mim, é o futuro do automóvel eléctrico a curto prazo - não apenas eléctrico, mas eléctrico com extensor de autonomia.

Maserati Quattroporte - a próxima geração esta quase aí e vai subir no mercado para abrir espaço para um novo modelo que irá competir com o BMW serie 5 topo de gama. Promete um interior de qualidade e motores V8, com os motores mais pequenos (V6 e diesel) reservados ao modelo mais pequeno. Deverá ser apresentado no salão de Paris e é um modelo fundamental para a sobrevivencia da Maserati.

Mercedes Classe A - esperado para Junho com um design que promete ser revolucionário, nova plataforma de tracção dianteira e (alguns) motores Renault.

Mercedes Classe S - o líder do segmento de luxo deverá ser apresentado apenas em 2013 (provavelmente em Detroit ou China) mas já em 2012 deverá surgir algum concept quasi-definitivo do que é a bola de cristal para o futuro automóvel.
Além de um design completamente novo e a aplicação da plataforma modular já em uso nos Classe E e M, é suposto ter um interior ainda de melhor qualidade, novas motorizações (especialmente 2 híbridos diesel S400 Bluetec) e tecnologia como o Magic Ride que lê a estrada e constantemente acerta os amortecedores para que se preparem.

Maserati Kubang - a resposta italiana ao Porsche Cayenne e um modelo fundamental para a sobrevivencia da marca (esperemos que não venha tarde demais). Será baseado no Jeep Grand Cherokee com um motor V8 feito pela Ferrari.

Mazda CX-5 - o primeiro Mazda a colocar na estrada as tecnologias SkyActiv que incluem a caça a todo o peso excessivo e um novo diesel de 2.2 litros e 148 cavalos que é capaz de cumprir as normas Euro6 sem precisar de um filtro para as emissões de NOx! Deve chegar aos standes a meio do ano.

Mazda 6 - deverá ser apresentado em Paris inspirado no sumptuoso concept car Takeri e incluira as várias tecnologias SkyActiv para redução de consumos.

Mini Cooper - a 3ª geração do Mini by BMW só esta prevista para 2013, mas é provável que vamos ter em Paris um concept car anunciando o novo modelo.

Mini Paceman - o rival da Mini ao Evoque de 3 portas. Será baseado no Countryman mas será um coupe desportivo com os motores mais potentes.

Nissan Qashqai - redesenhar um sucesso de vendas é um problema, mas a Nissan deve apresentar em Paris a segunda geração do Nissan Qashqai.

Range Rover - o mais revolucionário e mais avançado de sempre, é assim que a Land Rover descreve o próximo Range Rover. Terá um carroçaria em alumínio (deverá pesar menos 4050 quilogramas), ligeiramente mais largo e comprido e com um design/estilo em linha com o Evoque. O interior será, citando a Land Rover, tão bom ou melhor que os da Bentley.

Volvo V40 - a Volvo tenta puxar o tapete ao novo Golf com um novo V40 que deverá ver a luz no salão de Genebra, substituindo os S40 e V50. Será o primeiro novo Volvo sobre propriedade chinesa - terá sucesso?

1 comentários:

  • Turbo-lento says:
    12 de janeiro de 2012 às 17:24

    Como se vê pela imagem atingimos recentemente a marca dos 10.000 posts (eu queria tê-lo atingido em 2011 mas enfim...) mas só agora notei que tambem subimos de page rank : há 2 anos o google cortou-nos de 4 para 2, em 2011 recuperamos para rank 3 e noto que hoje estamos em rank 4. Nice...