Atenção ao pessoal que gosta de falar ao telemóvel ao volante - além de terem a Policia à perna, preparem-se para terem o vosso automóvel a não vos deixar manejar o telemóvel enquanto conduzem. Porquê? Porque esta provado que causa acidentes!
Os investigadores do Stevens Institute of Technology and Rutgers em Nova Jersey criaram um sistema que usa a ligação Bluetooth e os altifalantes do automóvel e é capaz de detectar se o condutor estava a falar ao telemóvel e, para grande desespero dos linguarudos sem respeito pela sua segurança e dos outros, desliga o telefone!
Este sistema tem porem 2 problemas - o primeiro é que é um sistema baseado na acústica e só foi testado em laboratório. Ora quem conduz ou já esteve num automóvel sabe que em andamento há inúmeras fontes de ruídos e vibrações que vão com certeza interferir. E depois há a questão de convencer os construtores automóveis a instalarem o sistema - algo que pode ser difícil sem obrigação legal, porque sejamos sinceros, o que os construtores querem é vender automóveis e instalar um sistema que pode chocar com os (maus) hábitos dos compradores pode ser problemático.
Mas o famoso MIT também quer ajudar o condutor - com um algoritmos que conseguem prever uma pessoa que vai passar um semáforo vermelho. Yup, a matemática sabe se voce vai passar um vermelho.
Os investigadores testaram este algoritmo num cruzamento em Christianburg e após 15.000 viaturas concluíram que o algoritmo conseguiu identificar correctamente passagens com vermelho em 85% das vezes.
E como o sistema anti-telemóvel, é um sistema que não tem aplicação imediata, mas é algo que com o desenvolvimento e aplicação dos sistemas de comunicação entre automóveis que muitos construtores estão a desenvolver poderá vir a salvar vidas.
0 comentários:
Enviar um comentário