Governo Brasileiro encosta construtores à parede

O governo brasileiro esta a aprender umas coisas com o governo Chinês e Russo, essas referencias da democracia e respeito - a Reuters esta a noticiar que o governo brasileiro esta a aumentar os impostos sobre automóveis importados e que a unica forma de os contornar é montar fábricas no Brasil.

O governo brasileiro aumentou o imposto sobre os automóveis de 7 a 25% (dependendo da potencia) para 37 a 55%, algo que não se aplica aos automóveis com 65% de conteúdo nacional. Se bem que segundo os média brasileiros, os construtores também vão poder contornar a lei para automóveis importados se montarem fábrica no Brasil - algo que o governo deve tapar em breve.
Já há vários interessados em montar arraiais no Brasil como os chineses da JAC e Land Rover, todos com a perspectiva que o Brasil venha a ser o 3º maior mercado automóvel até 2015. Como reacção a estas medidas, o Japão já indicou que vai apresentar queixa à World Trade Organization.
Pode parecer uma medida boa para os Brasileiros mas não exactamente - é que os construtores não vão montar no Brasil os mesmos automóveis que montam na Europa ou nos EUA, seriam caros demais para o publico Brasileiro. Daí que têm que investir em algo barato de produzir mas ao ser específico para um mercado acaba por não sair tão barato quando o possível e acabam-se por fazer atalhos como certos modelos não terem airbags ou outro equipamento/desenvolvimento que seria de série noutros países. E acima de tudo, como os construtores vêem-se obrigados a investir numa fabrica que não precisam têm que compensar o investimento no preço dos automoveis vendidos no Brasil. Porque é que os automoveis são caros no Brasil? Pergunte ao governo brasileiro...

1 comentários:

  • Anónimo says:
    22 de novembro de 2011 às 12:44

    Eu não critico.
    O nosso governo é que deveria fazer a mesma coisa e retirar os impostos dos carros que são produzidos em Portugal.
    Se as marcas "investem" no pais podemos dar algo em troca e assim nós teriamos melhores carros a preços mais baixos.
    O defeito no nosso caso é que teriamos todos sciroccos LOLOOL