Já se esperava que este dia chega-se: automóveis de marcas europeias a serem produzidos em fábricas na China a serem exportados para cá - segundo o Chinacartimes, a BMW prepara-se para exportar, para já, o Serie 5 longo que produz em conjunto com a Brilliance.
A ser realidade, que acredito bem que seja para breve, a BMW vai ser o primeiro construtor estrangeiro (na China) a exportar veículos de luxo feitos na China - muito provavelmente já no fim de 2011. Os potenciais mercados vão ser o Médio Oriente e Ásia - mas a ter sucesso, é de esperar que um dia comecem a desembarcar na Europa e EUA.
Claro que do ponto de vista do consumidor parece uma boa ideia - afinal apesar da fábrica ser na China, a BMW assegura a qualidade e os componentes são os mesmos usados na Europa, mas duvido que as pessoas que trabalhem nas fábricas Europeias que podem vir a perder o seu emprego achem o mesmo...
Por este caminho, a industria automóvel europeia, atrás do lucro, vai-se desleixando com a qualidade. Embora eles digam que não, mas eu não acredito de todo, e poderia escrever muitas linhas a dizer porquê... Mas o problema é realmente mais grave, os postos de trabalho que estas fábricas envolvem na europa estão mais do que nunca em risco.
A culpa, embora inicialmente das marcas, é do mesmo modo dos futuros compradores destes carros. E das duas uma, a BMW vende carros a partir desse momento a preços da china, ou então o comprador vai comprar etiquetas alemãs, produzidas na china com preços ocidentais, o que não será lá muito bem visto para muitos condutores mais consciencializados do problema económico que isto abrange. Para agravar a crise e o desemprego na europa, comprem "Made in China" se faz favor. Está nas mãos do cliente final decidir.
"do ponto de vista do consumidor parece uma boa ideia"... hummm a ver vamos. Não estou a ver a BMW baixar os preços de compra, apesar de a produção lhe sair mais barata.
A haver uma redução dos custos de produção iria sem duvida acabar por haver uma redução de preço mas ão muito grande é verdade. Creio que para já vão alimentar os mercados em em redor da china, alias porque tambem só fabricam um modelo. Mas temos outras marcas a arrancarem em breve produção na china e isso podera em breve mudar muita coisa.