Renault Megane faceis de roubar?

Tem havido uma grande vaga de Renaults Megane roubados por todo o pais e aparentemente deve-se a 2 factores - à aparente facilidade de clonar os cartões mãos-livres e a facilidade de ler os pins via a tomada OBDII.
A noticia já surgiu em vários jornais, paginas do facebook e até no forum da Renault (aqui e aqui). A Renault diz que esta a estudar o assunto (não fala em "problema" e nega haver algo de errado com os Megane). Aparentemente os cartões mãos livres da Renault são fáceis de clonar (exemplo) mas os ladrões não clonam o cartão do proprietário - eles acedem à tomada OBDII dentro do carro usando um cabo que todos podem comprar online e reprogramam o automóvel para que este aceite o cartão que eles têm com eles. Assim só falta arrancar o carro e partir. Já aqui tínhamos falado deste cenário (aqui e aqui)...bem, ele chegou. E sabem que mais - tenho um Renault Megane carrinha com cartão mãos livres!
Que medidas tomar? Vou contactar amigos na Renault para ver que medidas se podem tomar (desmontar a ficha OBDII talvez) mas certamente, e recomendo a todos, comprar um bom imobilizador mecânico (seja daqueles de bloquear o volante ou as rodas).
Como é um assunto que me interessa vou mantendo este post actualizado sempre que possivel.

2 comentários:

  • Alberto Silva says:
    1 de setembro de 2011 às 11:17

    Há mais carros cujos pins são obtidos - ou reprogramados - via OBDII. A própria sequência de desbloqueio de alarme pode ser obtida via OBDII.

  • hugo espanhol says:
    1 de setembro de 2011 às 12:59

    bem... já decidi.... quero um VW 9.150 ECE