Plágio ou coincidência? Descubra as diferenças

Embora se diga que a imaginação não tem limites, para alguns criadores a imaginação ou inspiração não é suficiente para criar um automóvel completamente original. O que acontece, sem querer ou propositadamente, é que alguns automóveis comercializados por cá possuem demasiadas semelhanças com outros de outras marcas já existentes. Provavelmente porque o design automóvel já foi muito explorado, ou porque as evoluções de design das marcas são muitas vezes pouco ambiciosas para não prejudicarem os custos de produção e as vendas. Desta lista excluo os modelos que resultam de parcerias para partilha de plataformas como é o caso do Toyota Aygo, Citroen C1 e Peugeot 107, e modelos do mesmo grupo de marcas. Assim como aquelas marcas Chinesas que querem copiar modelos de êxito de forma descarada mas que não podem ser vendidos na Europa.
Depois temos os seguintes casos, modelos em comercialização na Europa que são estranhamente parecidos, será plágio ou coincidência? Descubra as diferenças. Caso se lembrem de mais algum caso avisem.
Hyundai Tucson 2009 Vs Dacia Duster 2011.

Fiat Grande Punto 2006 Vs Kia Rio 2012.

Mitsubishi Lancer 2008 Vs Chevrolet Aveo 2011.

Alfa Romeo Giulietta 2011 Vs Citroen DS4 2011.

Opel Corsa 2007 Vs Hyundai i20 2009.

6 comentários:

  • Rui Gonçalves says:
    14 de setembro de 2011 às 17:33

    O novo Chevrolet Aveo é uma inspiração nítida do Lancer

  • tiagovale2 says:
    15 de setembro de 2011 às 06:14

    Não acho que o DS4 tenha algo de parecido com o Giulietta, tal como entre o GPunto e o Rio... São comparações completamente rebuscadas.

  • Ribeiroplace says:
    15 de setembro de 2011 às 09:20

    Repara no pormenor da porta da frente e do espelho do Kia Rio, repara também no pormenor da porta traseira do DS4 ou até o design em geral, pode ser coincidência mas no mínimo têm parecenças evidentes.

  • Anónimo says:
    16 de setembro de 2011 às 20:32

    O Tucson com o Duster é a única dupla que num tem nada que ver. Viajou, amigo.

  • Turbo-lento says:
    18 de setembro de 2011 às 00:40

    Na verdade o Fernando não esta muito longe do alvo, se bem que utilizaria outros exemplos. Relembro uma historia de um amigo que num salão internacional notou pessoas a verem o automovel exposto e a carregarem uma série de amostras de tecidos e outros materiais. Tiraram fotografias e até medições e pela curiosidade perguntou quem eram, trabalhavam para outro construtor automovel e estavam a "estudar" a concorrencia acabada de ser apresentada.
    As formas gerais podem ser semelhantes, as vezes zão só detalhes, mas a verdade é que tal como nas faculdades, tambem no automovel há muito copy-paste de caracteristicas - exemplo, a celebre curvatura invertida usada nos vidros dos passageiros dos BMW.

  • Ribeiroplace says:
    19 de setembro de 2011 às 09:31

    Acho que não viajei muito, estes automóveis têm algumas parecenças, resta saber tal como diz o artigo se e é mesmo cópia ou apenas coincidência. Mas acho que estas semelhanças evidentes são mais conhecidas da parte das marcas Coreanas, com as Europeias talvez seja coincidência.