Padrão Europeu definido para carregar automóveis eléctricos [update links]

Enfim a industria automóvel europeia chegaram a acordo sobre um sistema comum para carregar qualquer automóvel eléctrico em toda a Europa (pdf com a posição da ACEA na padronização do sistemas de recarga aqui)! Pela primeira vez na historia vamos ter uma tomada comum em toda a Europa...ok, em todos os carros eléctricos da Europa. Sim, porque apesar de temos a mesma moeda na Europa, as tomadas são diferentes, os sistemas video são diferentes, a distancia entre carris é diferente...

Actualmente existem vários métodos de recarga o que causava fragmentação do mercado não só por toda a Europa mas também no mundo. Mas não se trata apenas de uma tomada, mas também de recomendações detalhadas sobre a ligação entre a infraestrutura de recarga pública e o automóvel, como o carro deve comunicar com a rede eléctrica e como as empresas de produção de electricidade devem cobrar a electricidade gasta - quer para sistemas de recarga rápida ou lenta.

Este acordo vai ser implementado por toda a Europa até 2017 e permitira reduzir custos, facilitar e tornar mais seguro o processo da carga e dará maior confiança aos consumidores.

2 comentários:

  • Bernd says:
    30 de setembro de 2011 às 08:31

    Onde posso encontrar mais informação sobre este acordo?

    Obrigado.

  • Turbo-lento says:
    30 de setembro de 2011 às 10:11

    Actualizei o post com 2 links à página da associação europeia de construtores automoveis onde li esta noticia.