F1 vista pelos pneus - Vitória de Hamiltom no Grande Prémio de Alemanha

O piloto da McLaren Lewis Hamilton conseguiu a sua segunda vitória na temporada de 2011 e a 16.ª da sua carreira no Grande Prémio da Alemanha de F1 depois de uma corrida emocionante de 60 voltas que se caracterizou por lutas intensas pela liderança. O piloto da Ferrari Fernando Alonso foi segundo, à frente de Mark Webber da Red Bull Racing – que começou da pole-position e terminou em terceiro.

Hamilton bateu Webber na partida, com todos os pilotos a começar com os pneus macios P Zero Amarelos. Webber alcançou a liderança com uma ida às boxes mais cedo, na volta 14, para montar outro jogo de pneus macios, de forma a antecipar-se a Hamilton e Alonso, que estavam a correr juntos.
O piloto da Red Bull foi o primeiro a trocar de pneus outra vez, na volta 30, mas Hamilton parou logo na volta a seguir e tornou a sair para pista logo atrás do australiano, passando para a frente depois de uma luta feroz na primeira curva. Alonso tentou utilizar a mesma táctica na volta 32 e também emergiu no meio da batalha pela liderança, antes de Hamilton, uma vez mais, ganhar vantagem.
Todos os três primeiros pararam um total de três vezes nas boxes e usaram a mesma estratégia de três tiradas iniciais com pneus macios e o troço final com os pneus médios P Zero Brancos. Com os pneus macios a proporcionarem uma previsível vantagem de mais de um segundo por volta em relação aos pneus médios a uma fresca temperatura de 13º C e com a constante ameaça de chuva, os pilotos tentaram usar o máximo de tempo possível os pneus macios P Zero Amarelos, pondo ênfase na táctica.
Hamilton foi o primeiro a fazer a sua paragem final e trocar para pneus médios a nove voltas do fim. Alonso foi às boxes duas voltas mais tarde, regressando à pista logo atrás de Hamilton – que tinha rapidamente atingido a velocidade de corrida com os pneus P Zero Brancos. Adrian Sutil foi o melhor classificado dos pilotos que adoptaram uma estratégia de duas idas às boxes, garantindo a sua melhor classificação final desta temporada com o sexto lugar no Grande Prémio que correu em casa.
O Director da Pirelli Motorsport, Paul Hembery, comentou: “Toda a corrida se articulou em torno da estratégia dos pneus, pois vimos que Hamilton, Alonso e Webber, todos eles tentaram usar as paragens nas boxes para obterem vantagens. Embora algumas pessoas pensassem que iria haver uma grande diferença de tempo de volta entre os pneus macios e médios, Lewis Hamilton conseguiu ganhar a corrida com estilo depois de ser o primeiro dos pilotos da frente a mudar para os pneus P Zero Brancos. Uma vez mais, assistimos a uma ampla diversidade de estratégias, e mesmo dois pilotos que atrasaram a sua última paragem nas boxes até à volta final. Devido à temperatura fresca e às superfícies lisas, vimos que os pneus duraram muito aqui, o que representa um contraste interessante em relação à parte inicial da temporada, quando algumas pessoas disseram que os nossos pneus não tinham uma duração suficiente! Isto sublinha não só a rapidez com as equipas e pilotos se adaptam aos seus equipamentos na Fórmula 1, mas também a complexidade da nossa tarefa com fornecedores de pneus. Apesar disso, assistimos a três paragens nas boxes por carro, que era exactamente o que pretendíamos.”
SUMÁRIO DAS PARAGENS NAS BOXES – GRANDE PRÉMIO DA ALEMANHA 2011
A primeira coluna apresenta os pneus com que o piloto iniciou a corrida.
A última coluna mostra o número total de paragens nas boxes.
S = Composto Macio
M = Composto Médio
N = Composto novo
U = Composto usado
NC = Não classificado

Por Célia C.

0 comentários: