F1 vista pelos pneus - Vitória de Button no Grande Prémio da Hungria

Jenson Button da McLaren conquistou a sua segunda vitória em condições climatéricas incertas no Hungaroring, após a sua vitória em condições similares no Canadá este ano. O inglês ficou seguro da vitória depois do seu colega de equipa Lewins Hamilton ter mudado para pneus intermédios nas últimas etapas da corrida, para depois descobrir que a chuva não era suficiente para molhar a pista, o que o obrigou a voltar aos pneus slicks numa quinta paragem nas boxes.
Button e Hamilton lutaram de perto pela vitória que se centrou em volta das estratégias de pneus, com Hamilton a poupar um conjunto extra de pneus supermacios para a corrida durante a qualificação.
O piloto da Red Bull Racing Sebastian Vettel qualificou-se para a pole position com os pneus supermacios P Zero Red (Vermelhos), à frente de Hamilton. A corrida começou em condições húmidas, com chuva intermitente e 18 graus de temperatura da pista, o que significou que todos os pilotos começaram a corrida com os pneus intermédios P Zero Blue (Azúis).
Segundo os regulamentos atuais, isto significa que os pilotos já não eram obrigados a usar ambos os compostos nomeados para a corrida: os pneus macios P Zero Yellow (Amarelos) e os supermacios P Zero Vermelhos. No entanto, o piloto da Williams Pastor Maldonado foi o único a usar apenas os pneus intermédios e os supermacios.
Em condições escorregadias, ambos os McLaren ultrapassaram Vettel nas primeiras etapas da corrida, usando várias estratégias diferentes. Button parou três vezes, completando a tirada final de 28 voltas com os pneus macios P Zero Amarelos, apesar da chuva que caía nas últimas fases da corrida.
Na volta 46, com chuva ligeira a cair uma vez mais, Hamilton fez um pião – permitindo ao seu colega de equipa passar. Mas com a chuva a continuar, a borracha supermacia de Hamilton ajudou-o a conseguir aderência extra e a voltar à vantagem, depois de a liderança ter mudado quatro vezes em quatro voltas. Ainda assim, Hamilton apostou que iria cair mais chuva e mudou para pneus intermédios na volta 50, tal como Mark Webber da Red Bull e Nico Rosberg da Mercedes – o que se provou ser uma má decisão.
A luta de Hamilton até ao quarto lugar em condições húmidas com os pneus macios P Zero Amarelos foi um dos pontos altos da corrida, apesar de um drive-through de penalização que o obrigou a voltar uma sexta vez às boxes. Como Button, Sebastian Vettel parou três vezes e correu a tirada final de 29 voltas com os pneus macios para conseguir o segundo lugar, 3,5 segundos atrás do vencedor, enquanto que Fernando Alonso parou quatro vezes no seu Ferrari para chegar em terceiro lugar.
O Director de Motorsport da Pirelli, Paul Hembery, comentou: “Foi mais uma corrida fascinante com um clima incerto que permitiu a Jenson Button demonstrar as suas qualidades na gestão das mudanças climatéricas e as aptidões dos nossos pneus P Zero, que demonstraram boa performance e durabilidade durante todo o Grande Prémio. Mesmo quando a chuva começou a cair no final da corrida, Button conseguiu assegurar aderência suficiente com os pneus macios P Zero Amarelos para conseguir uma vitória merecida. Houve uma grande variedade de estratégias usadas pelas equipas, com os cinco primeiras a usarem quatro estratégias diferentes, mas no final tudo se resumiu à habilidade de cada piloto de conseguir o melhor tempo em condições escorregadias com os pneus slick. Os pilotos da McLaren estavam muito perto um do outro: Lewis Hamilton também fez uma corrida brilhante e ver a sua recuperação no fim, apesar das seis visitas às boxes, foi fantástico. Estou particularmente satisfeito porque o Hungaroring é um local onde nem sempre temos visto muitas ultrapassagens no passado, mas hoje vimos muitas, numa corrida com mais curvas e reviravoltas que o próprio circuito!”
Esta foi a décima primeira vitória da carreira de Button, conseguida no seu 200º Grande Prémio. O Hungaroring foi também palco da primeira vitória de Button num Grande Prémio, em 2006, também com uma pista molhada.

PIT STOP SUMMARY – 2011 HUNGARIAN GRAND PRIX

A primeira coluna apresenta os pneus com que o piloto iniciou a corrida.
A última coluna mostra o número total de paragens nas boxes.

S = Composto Macio
SS = Composto Médio
N = Composto novo
U = Composto usado
I = Composto intermédio

NC = Não classificado
DT = Penalização

Por Célia C.

0 comentários: