F1 vista pelos pneus - Vitória de Alonso no Grande Prémio de Inglaterra

O piloto da Ferrari Fernando Alonso obteve a sua primeira vitória com pneus Pirelli e, simultâneamente, o primeiro triunfo da temporada, superando condições de tempo variáveis e grande pressão dos seus adversários, para alcançar a 27.ª vitória da sua carreira e a primeira desde o GP da Coreia.

A corrida começou com tempo húmido e uma temperatura ambiente de 20º C, com todos os pilotos a usarem os pneus intermédios PZero Azuis. Entretanto e, de acordo com os regulamentos, os pilotos já não eram obrigados a usar os pneus duros PZero Prata e os macios PZero Amarelos durante o Grande Prémio de Silverstone.
Sebastian Vettel da Red Bull tomou a dianteira à partida, superando o seu companheiro de equipa Mark Webber, que tinha começado da pole position, enquanto Alonso segurou o terceiro lugar da grelha de partida. À medida que a pista foi secando, os pilotos tiveram de se concentrar em preservar os seus pneus intermédios, com tensas batalhas pelo segundo lugar entre Webber e Alonso, e pelo quarto, entre Felipe Massa e Lewis Hamilton.
O piloto da Mercedes Michael Schumacher foi o primeiro a ir às boxes na nona volta, montando um jogo de pneus slick macios Pirelli PZero Amarelos bem como um novo cone do nariz do monolugar, em consequência de um choque com o Sauber de Kamui Kobayashi. Schumacher começou imediatamente a fazer as voltas mais rápidas, dando indicação que o ponto de troca de pneus, em que se correria mais depressa com pneus slick, tinha sido alcançado. Vettel foi às boxes na volta 13 para trocar para os PZero Amarelos e regressou à pista sem perder a liderança.
Mas, na volta 27, Vettel teve um problema nas boxes com o macaco traseiro, durante a sua segunda paragem e caiu para terceiro, tendo Alonso tomado a dianteira da corrida. O piloto da Ferrari utilizou uma estratégia de três paragens para ganhar a prova, tal como todos os cinco primeiros pilotos. O piloto mais bem classificado dos que pararam apenas duas vezes foi Nico Rosberg, da Mercedes, em sexto, ao passo que Paul di Resta – classificado no 15.º lugar após um problema nas boxes – foi o único piloto a utilizar os pneus duros PZero Prata durante a corrida. Sergio Perez, da Sauber, alcançou o melhor resultado da sua carreira até ao momento, ao terminar em 7.º, tendo partido da 12.ª posição.
Silverstone, que este ano inaugurou um complexo de boxes e paddocks novinho em folha, tem a mais curta penalização de paragem nas boxes desta época, na medida em que a paragem é de apenas 14 segundos em oposição aos 18 segundos ou mais de outras pistas. Isto favorece teoricamente uma estratégia de “sprint” para manter os carros com pneus novos tanto tempo quanto possível. Alonso fez 13 voltas com o seu jogo final de pneus PZero Amarelos e 12 voltas com o seu primeiro jogo de pneus PZero Azuis.
O Director da Pirelli Motorsport, Paul Hembery, comentou: “Parabéns à Ferrari e a Fernando Alonso por uma corrida fantástica, 60 depois da nossa primeira vitória com a Ferrari aqui em Silverstone. Assistimos a conduções incríveis e algumas grandes manobras. No começo da corrida, os pneus intermédios PZero Azuis provaram ser competitivos numa pista com condições muito variáveis de piso seco e molhado durante cerca de 12 voltas, o que constituiu uma performance muito impressionante. Assistimos a uma combinação de duas e três paragens nas boxes por carro, o que esteve precisamente em linha com as nossas expectativas: os lugares no pódio não ficaram decididos senão mesmo na última volta.”
Antes do início da corrida, Fernando Alonso fez algumas voltas de exibição ao volante do Ferrari que venceu o Grande Prémio da Grã-Bretanha em 1951, há 60 anos, tendo então como piloto Froilan Gonzalez. O carro é actualmente propriedade de Bernie Ecclestone.
SUMÁRIO DAS PARAGENS NAS BOXES – GRANDE PRÉMIO DA GRÃ-Bretenha DE 2011
A primeira coluna apresenta os pneus com que os pilotos iniciaram a corrida.
A última coluna indica o número total de paragens nas boxes.
S = Composto macio
SS = Composto supermacio
W = Pneu de chuva
I = Pneu intermédio
N = Composto novo
U = Composto usado
DT = Passagem nas boxes sem paragem
NC = Não classificado

Por Célia C.

0 comentários: