UPS testa o futuro

Todos conhecemos a empresa de correios expresso UPS que leva eficiencia muito a sério e estão a testar algo que deviamos ver mais nos automoveis comuns - uma carroçaria em materiais compositos (leia-se plasticos) que poupa 450 quilogramas no peso total.

Para já só existem 5 prototipos em testes mas a correr bem toda a futura frota da UPS utilizaras estas carrinhas que consomem menos 40% de combustivel. E fica mais barato substituir os paineis e para-choques em caso de acidente.
Para reduzir consumos e emissões perder peso é fundamental e esta é uma opção simples - a Renault Espace e Citroen Mehari são alguns exemplos.

4 comentários:

  • Nelson Cruz says:
    8 de junho de 2011 às 06:03

    Materiais compósitos não são necessariamente plásticos (embora aqui pareça ser o caso). São materiais feitos de 2 ou mais materiais, com características diferentes que se complementam de alguma forma.

    E não são necessariamente hi-tec... contraplacado e betão armado (cimento+aço) são materiais compósitos. :)

    Neste caso deve ser um plástico reforçado com fibra de vidro, ou fibra de carbono.

  • Turbo-lento says:
    8 de junho de 2011 às 21:45

    Obrigado pela corecção Nelson. A verdade é que substituir componentes metálicos por estes materiais tem muitas vantagens e acredto que seja mais por deesconfiança dos compradores que não há mais.
    A redução de peso seria grande e mais barata que usar aluminio e em caso de acidente não se gasta dinheiro em bate-chapas e pintura - troca-se a peça já pintada e pronto.
    A construção do automovel seria tambem mais rápida e barata.

  • Nelson Cruz says:
    9 de junho de 2011 às 02:57

    Concordo. O Smart já é muito assim. Basicamente é uma estrutura tubular rodeada de paineis plásticos pintados, que são baratos e fáceis de trocar.

  • Turbo-lento says:
    9 de junho de 2011 às 10:45

    E posso dizer que eu (a minha mãe para ser exacto) teve um destes automoveis - um magnifico Citroen Mehari Plage. Que se não tivesse vendido hoje provavelmente valia muito mais que pagoui por ele...