Volkswagen GO! e Tex

Como noticiamos há algum tempo a VW adquiriu a Italdesign Giugiaro e eis que chegam ao Salão de Genebra as primeiras interpretações do mestre Giugiaro dos Volkswagens do futuro no segmento A0. Estes 2 concepts são o resultado de um estudo independente de Giorgetto e Fabrizio Giugiaro sobre soluções para a mobilidade urbana de amanhã.
O “Go! é um MPV que foca a ergonomia e os espaço para os passageiros mantendo dimensões exteriores compactas. Tem menos de 4 metros, é "verde", luxuoso e boa capacidade de carga. O Tex é uma interpretação dos Volkswagen desportivos do futuro. Ambos GO! e Tex têm novas motorizações Volkswagen - Blue-e-motion 100% eléctrico no Go! e híbrido plug-in Twïn Drive no Tex. O Go! é capaz de fazer 240 km (supostamente) e o Tex faz 35 km em modo 100% eléctrico antes de recorrer à ao motor.

Outro factor importante que aqui é demonstrar as capacidades da plataforma MQB (MQB= Modularer Quer-Baukasten) extremamente modular e que deverá ser estreada este ano pelo Audi A3 e pelo Golf 7 em 2012. No futuro esta arquitectura será capaz de ter sistemas eléctricos, híbridos clássico a gasolina diesel, GPL, CNG e mesmo células de combustível sem ser necessárias grandes alterações.
A grande superfície vidrada contrasta bastante com a tendência actual de serem cada vez menores - a ideia é permitir aos passageiros poderem ver a cidade que os rodeia e dar maior visibilidade ao condutor.
Só a parte inferior das janelas abre electricamente para reduzir o peso exercido sobre o mecanismo da janela e permitindo abertura suficiente para pagar portagens e atestar o carro...será testaram no Drive In do McDonalds?

No interior vemos que Ergonomia é a palavra chave. Os assentos são todos reguláveis electricamente e os traseiros podem ser escondidos mo fundo por controlo remoto criando uma superfície plana de carga de 525 litros.
O painel de controlos é também interessante - a informação importante como velocidade, consumos e combustível disponível surge no fundo do para-brisas.
Algo simples mas que permite ao condutor o acesso a informação importante sem tirar os olhos da estrada. O ecrã sensível ao toque como todos os controlos auxiliares, infotainment, GPS e câmara traseira quando se engrenar a marcha-atrás.

Relativamente ao Tex, o nome vem de uma personagem de banda desenhada chamada Tex Willer que Walter de Silva, Fabrizio e Giorgetto Giugiaro são fãs.
Tem 4 lugares, tracção dianteira, compacto e baixo (1355 mm altura e 1750 mm de largo) é um coupe VW clássico de 2 portas.
O compartimento interior é feito em torno do condutor. Todos os instrumentos estão posicionados de forma funcional em volta do condutor, deixando mais espaço para os passageiros e dar a sensação que se esta a entrar num desportivo.
O conta-quilómetros e conta-rotações são analógicos e colocados atrás do volante mas todos os controlos e indicadores estão em ecrãs LCD no centro.
O Tex tem o sistema híbrido Twïn Drive da Volkswagen com um motor de 1.4 litros turbo e um motor eléctrico de 85 kW com uma caixa de 7 velocidades Direct Shift. O Tex acelera dos 0 aos 100km\h em 6 segundos e atingir 220 km/h e mesmo assim fazer 35 quilómetros em modo eléctrico.

3 comentários:

  • Anónimo says:
    4 de março de 2011 às 11:27

    O tex parece a frente do civic e traseira do punto. Eles deviam era pegar no siroco, é o único carro de diferente na vw, de resto do polo ao passat é tudo igual, frente igual, interiores iguais...

  • Anónimo says:
    4 de março de 2011 às 11:41

    Deixo aqui um video de gajos inteligentes.
    http://www.streetfire.net/video/tow-truck-folds-truck-in-half_2205957.htm

  • Turbo-lento says:
    4 de março de 2011 às 12:26

    Não olhar tanto para o design mas para o formato e para as soluções encontradas, particularmente com esta plataforma modular.

    Relativamente ao video, obrigado mas a melhor forma de enviar links é via email: é que o filtro do google para os comentarios as vezes filtra como spam...e não é recebido