Proteger o Filtro de particulas

Com 2011 chegou a obrigatoridade de todos os diesel novos estarem equipados com filtros de partículas, algo que o ambiente agradece mas pode deixar o consumidor com um sabor amargo na boca - o sabor da conta do mecânico.
Este filtro armazena as partículas perigosas no seu interior para depois as queimar quando estiver cheio - a chamada regeneração, um processo que pode demorar 20 minutos que ocorre quando o motor injecta combustível a mais no fim do ciclo para ir queimar no escape. Mas em cidade o gás de escape nunca atinge mais de 400ºC, muito abaixo dos 600ºC necessários para queimar as partículas. Nestes casos, quando o filtro esta cheio a electrónica tenta iniciar a regeneração enviando combustível para o filtro para tentar regenerar o filtro. Além de aumentar os consumos, este excesso de combustível injectado pode ficar nas paredes dos cilindros acabando no óleo, diminuindo o poder de lubrificação deste. Acaba por ser necessário trocar o óleo mais frequentemente, as vezes a cada 1.500 km. Na pior das situações, este constante acumular de gasóleo acaba por aumentar o nível do óleo e entrar em auto-combustão destruindo o motor.
Para evitar este cenário, os construtores costumam incluir uma luz avisadora no painel que se acende quando o motor não consegue regenerar o filtro de partículas. Nesses casos, não desligue o motor e circule a mais de 2000rpm (cerca de 100km\h) até que a luz se apague sinalizando a conclusão da regeneração. Se se não apagar tem que ir ao concessionário que pode tentar forçar a regeneração, limpeza mecânica ou na pior das situações troca do filtro. Isto claro não é coberto pelas garantias - os construtores culpam o estilo de condução dos compradores.

Portanto o que fazer para evitar problemas?
- Primeiro saber se o seu carro a diesel tem filtro de partículas - consulte o manual do seu automóvel ou o seu mecânico para isso.
- A cada 500km, ou pelo menos 1 vez por mês, efectuar cerca de 30km de auto-estrada ou em estrada que permita manter 2.000rpm por um longo período.
- Consulte no manual de instruções qual é o indicador luminoso da regeneração do filtro de partículas
- Uma regeneração pode demorar 20 a 30 minutos - se a luz de regeneração se acender não imobilize o veiculo até este se apagar. Durante a primeira regeneração é comum surgir algum fumo branco do escape não há perigo.
- Quando efectuar as revisões regulares peça para que verifique o nível de colmatação do filtro de partículas.

20 comentários:

  • Nelson Cruz says:
    15 de março de 2011 às 02:27

    Há carros que automaticamente aumentam as rotações, mesmo em ralenti, para fazer essa limpeza. Mas mesmo assim nem sempre funciona.

    Um amigo tem um Peugeot 206 e de vez em quando tem problemas com isso.

  • Anónimo says:
    5 de novembro de 2011 às 11:35

    pior de sempre mazda 6 estou farto de ter problemas com a minha caixa super dura em fria e ainda em garantia dizem k normal ja experimentei outras nada a ver e filtro a particulas miseria duas veses em 2 anos e a rolar acima das 2500 auto estrada e a mazda nem quer saber

  • Anónimo says:
    11 de novembro de 2013 às 09:28

    Kia também. Em 3 anos só problemas!!

  • Turbo-lento says:
    11 de novembro de 2013 às 22:03

    Infelizmente é algo que as marcas não nos dizem no momento da compra.

  • victor says:
    26 de fevereiro de 2014 às 16:52

    a meu caro peugeot 308sw a filtru a particulas gaste mais gazoleo

  • Anónimo says:
    9 de outubro de 2014 às 16:05

    Tenho um Suzuki Swift do ano 2008, 1300 Diesel, motor série (J).
    Também, constantemente a ter esses problemas.
    Inclusivamente, já tive de trocar de motor, pois queimou os injectores, (situação irreversível).
    O que o mecânico aconselha, é retirar o filtro de particulas, com a devida reprogramação do carro, a fim de terminar de uma vez por todas com estes problemas.

  • Turbo-lento says:
    11 de outubro de 2014 às 14:39

    Acho que não seria uma boa ideia porque de certeza que não passaria na inspeção anual...

  • Marco C. says:
    13 de outubro de 2014 às 14:03

    Tenho um 207 de 2007 e retirei o filtro de partículas, nunca chumbou por não ter o filtro.

  • Anónimo says:
    22 de abril de 2015 às 00:08

    Tenho passat
    Miseria
    Sempre no mecanico

  • Turbo-lento says:
    23 de abril de 2015 às 09:49

    Que geração e modelo do passat?

  • Anónimo says:
    6 de maio de 2015 às 19:21

    Se fazem viagens citadinas não se justifica um veiculo a disel. Ha que saber comprar!!!

  • Anónimo says:
    6 de novembro de 2015 às 10:35

    pelo contrario ó anonimo! em cidade o diesel compensa e de que maneira!

  • Turbo-lento says:
    7 de novembro de 2015 às 20:40

    Não é verdade. Os diesel geram oxidos de azoto prejudiciais à saude (em cidade iria haver mais pessoas para magoar) e o consumo sobe bastante. Mas o maior problema é que os diesel modernos têm filtros de particulas que ficam bloqueados se circular demais em cidade algo potencialmente muito dispendioso.
    Tendo em conta que actualmente a diferença entre motores diesel e gasolina pode ir até 2.000 a 3.000 euros e os custos de manutenção são mais baixos é uma escolha a ponderar.

  • Anónimo says:
    14 de dezembro de 2015 às 16:32

    Meus amigo esse poblema so si resolve trocando o nosso combustivel que vai leva 10 a 20 anos .al contrario so tem um jeito deleta do modulo ecu o progama dpf regeneraço so assim ,quem fala q tem outra maneira e mentira ,e so p toma o dinheiro dos besta ,isso e imformaçao das propia autorizada

  • Anónimo says:
    19 de junho de 2016 às 20:09

    Eu tenho um Mazda 3 de 2009 e de seis em seis meses team de or ao mecanico para limpar as particulas ,filtros etc .ja estou Cansada de gastar dinheiro nele!! Acende a luz ando 150 km e nao apaga a luz nem desenvolve! Mazda nun a maid compro!

  • Turbo-lento says:
    20 de junho de 2016 às 19:27

    Infelizmente há pouca informação e discussão sobre as questões dos filtros de partículas e não é daquelas coisas que muitos de nós pensa ao adquirir um automóvel.

    Eu pessoalmente tive muito cuidado com esta situação porque o meu automóvel próprio faz poucos quilómetros anualmente e muitos em cidade - mas como não tinha filtro de partículas (era de 2007) nunca me deu problemas. Já encomendei o meu próximo carro e tive que ir para gasolina porque se não era garantido que também iria passar muito tempo na oficina.

    Por conversas várias com mecânicos oficiais de várias marcas, com um diesel moderno mesmo com adblue se não fizer regularmente uma viagem de pelo menos 15 km a bom ritmo prepare-se para problemas.

  • Anónimo says:
    11 de janeiro de 2017 às 19:05

    Tenho uma caminhonete Nissan ano 2013/14 desde os 10 mil km só vive entupindo aí falou que tem que andar mais na pista Então é só Carro de estrada não pode ficar andando na cidade não aguento mais vou vender

  • ANATEMA says:
    22 de fevereiro de 2018 às 07:31

    TENHO UM MAZDA CX E AQUILO NÂO È UM CARRO È UM PPESADELO!!!!!!!!!
    O OLEO TEM SEMPRE UM NIVEL AUTO PELA PRESENÇA DE DIESEL E DUVIDO QUE O MOTOR DURE MUITO:

  • Anónimo says:
    3 de abril de 2018 às 22:02

    Tive uma Caminhonete Nissan 2013/2014 e ela com 10.000 km sempre dava este problema ..daí eu fazia o q estava escrito no manual do fabricante e nada dava certo ...levei na autorizada Nissan queriam me cobrar 380,00 e o carro na garantia....me disseram lá q tinha limpado somente a metade do filtro pois funcionou por pouco tempo....minha caminhonete não tinha botão de regeneração do filtro de partícula diesel...vim com minha família de Guarapari ate viçosa com o carro fazendo 60 km e depois de muito insistir q voltou a funcionar....mas este era o único defeito da caminhonete.

  • Anónimo says:
    2 de maio de 2018 às 13:15

    Tenho um Mazda 6 com caixa automática, adquirido novo em setembro de 2015, que me obriga a mudanças de óleo com intervalos na ordem dos cinco / seis mil quilómetros. Tem agora cerca de 43.000 km, com cerca de 50% feitos em autoestrada.
    A marca, pura e simplesmente, não quer saber do problema.
    Aconselho vivamente a procurarem alternativas...