Encher pneus com azoto

Ao ir levantar o automóvel de uma amiga a uma daquelas lojas modernas de pneus o funcionário perguntou-me se estaria interessado em encher os pneus com azoto em troca de mais alguns euros. Ainda li o placard informativo que enumerava algumas das vantagens do uso do azoto mas recusei a oferta - é que quem teve com atenção nas aulas de Biologia do 5º ano saberia que o ar atmosférico é cerca de 78 a 80% azoto.

4 comentários:

  • Marco C. says:
    10 de março de 2011 às 13:19

    Já coloquei 1vez com azoto e gostei. Não paguei mais por isso. Segundo o que indicaram desgasta menos os pneus, mas é preciso de ter cuidado para não misturar posteriormente com ar normal.
    Mesmo assim não notei grandes diferenças.

  • Nelson Cruz says:
    11 de março de 2011 às 05:54

    Pelo que estive a pesquisar há alguma vantagem em termos de pressão do pneu. Aqui está um teste da Proteste dos EUA:
    http://blogs.consumerreports.org/cars/2007/10/tires-nitrogen-.html

    Aparentemente o oxigénio vaza mais facilmente, logo perde-se pressão mais rapidamente com ar normal (quase 20% de oxigénio). Quem não verificar frequentemente a pressão dos pneus, pode poupar uns euritos de combustível à custa do azoto.

    A pressão também varia menos com a temperatura, mas isso praticamente só interessa nos carros de corrida (onde sim, é usado azoto). Quanto à corrosão... a não ser q o carro esteja sempre parado, os pneus vão-se desgastar por fora MUITO antes de apodrecerem por dentro.

    A não ser q o enchimento com azoto seja oferecido, mais vale meter ar normal e verificar frequentemente a pressão dos pneus.

  • Unknown says:
    27 de março de 2011 às 10:38

    Um carro que tenha pouco ar nos pneus se misturar azoto pode criar algum problema?

    Muito Obrigado

  • Turbo-lento says:
    27 de março de 2011 às 20:39

    Nenhum - como eu disse, o ar que respiramos e que metemos nos pneus tem cerca de 78% de Azoto.
    Mas como disse, e os comentadores acima, as vantagens são irrisórias, se alguma.