Volkswagen e Audi discutem sobre os electricos

A Volkswagen e Audi não se entendem sobre a estratégia da marca para os veículos eléctricos. Segundo o Financial Times Deutschland a Audi quer desenvolver os seus automóveis eléctricos independentemente da Volkswagen - algo muito "anti-VOlkswagen" que prefere a partilha de tudo entre as varias marcas do grupo.

O problema parece ser a recusa da Audi em abandonar o motor rotativo Wankel no Audi A1 e-Tron. Apesar da Audi ter licença para produzir motores Wankel a verdade é que o grupo VW não o produz - teria que ou fabricar um (muito caro) ou partilhar com um parceiro (Mazda talvez) mas isso implica partilhar informação fora do grupo. A VW prefere claro que a Audi deixe o Wankel e use um motor clássico.

Como já antes falamos, o Audi A1 e-Tron é um veiculo eléctrico com uma pilha de lítio de 12 kWh que alimenta constantemente o motor eléctrico de 60 cavalo e 150 Nm de binário. É capaz de percorrer 50 km só com as pilhas e apartir daí o motor Wankel liga-se para carregar a bateria - ao contrário do Chevrolet Volt, o A1 e-Tron só usa o motor a combustão para recarregar a bateria.
E porque é que a Audi finca o pé com o motor Wankel? Porque é mais pequeno (o Mazda RX-9 só tinha 1.3 litros), é eficiente e produz muito poucas vibrações - provavelmente nem se dava pela entrada do motor a combustão no A1 e-Tron. Claro que tem também alguns defeitos - pouco binário e consome um pouco mais de óleo mas para este fim é perfeito. A VW esta apenas a olhar para o custo enquanto a Audi olha para a qualidade do produto.

1 comentários:

  • rmsequeira says:
    9 de janeiro de 2011 às 01:02

    A entrada da Porsche está a causar alguma instabilidade no Grupo... Penso eu...