Segurança Mitsubishi i-Miev

Uma das questões que ninguem levantou, nós só recentemente a abordamos, foi a segurança estrutural dos automoveis electricos. Mas nada escapa aos alemães, particularmente os alemães da ADAC que fizeram um crash-test ao Mitsubishi i-Miev.
Ao ser alto mas curto (apenas 3,47 metros) e com uma estrutura feita para ser ligeira para compensar os 230 kg de baterias torna o i-Miev um desafio em tremos de segurança passiva. E o que concluiram os alemães? Em caso de embate (violento diga-se) o i-Miev porta-se tambem como um citadino classico. O teste foi feito segundo os critérios do EuroNCAP e podem-se observar algumas deformações ao nivel do fundo e o tablier saiu ligeiramente do sitio mas a célula interior manteve-se intacta. A versão testada foi a versão Europeia identica ao Peugeot e Citroen que recebeu mais 70 kg de reforços face à versão japonesa.

Os airbags funcionaram correctamente e os contactos da bateria desligaram-se automaticamente para evitar qualquer curto-circuito. Apesar da protecção da bateria ter sido ligeiramente danificada, as células de litio mantiveram-se intactas e não houve incendio. A ADAC submeteu o mesmo carro a um embate traseiro segundo a norma americana (um reboque de 1.400 kg a 80 km/h) e apesar de ter encolhido uns centimetros e a bateria ter saido ligeiramente do sitio, manteve-se intacta.

Estes resultados podem responder a algumas duvidas mas são ainda incompletos - o EuroNCAP deverá testar oficialmente estes veiculos e aí teremos resultados mais completos (os alemães não fizeram testes de impacto lateral por exemplo).

0 comentários: