Pneus do futuro ?

É já um projecto com alguns anos, mas continua uma ideia fascinante. Primeiro chegou a Michelin com o seu Twell. Agora, é o exército norte-americano.


O problema é que os tradicionais pneus "run-flat" que equipam estes veículos têm de lidar com as IEDs (Improvised Explosive Devices), o que leva a que se danifiquem periódicamente, para além do facto de terem de suportar um acréscimo de peso resultante da armadura extra montada no veículo para suportar este tipo de ataques.

Este pneu em colmeia poderá ser o futuro dos pneus, pelo menos, para já, em veículos com necessidades específicas como o exército.

"The goal was to reduce the variation in the stiffness of the tire, to make it transmit loads uniformly and become more homogenous," said mechanical engineering professor Tim Osswald. "And the best design, as nature gives it to us, is really the honeycomb."



Sem ar, sem válvulas, sem compressores, sem reparos, já que eles já vêm "furados" de fábrica, podem bem ser uma opção de futuro, já que dispensa vários mecanismos actuais e, em caso de furo, não precisámos de procurar uma estação de serviço.

Mas o grande avanço neste tipo de pneu surgiu quando o exército dos EUA começou a estudar uma forma nova de calçar os seus Humvees. A Resillient Technologies desenvolveu uma versão do Twell da Michelin, mais robusto, capaz de equipar os jipes do exército, sem necessidade constante de substituir os mesmos, em caso de furos ou em casos de ataques aos veículos.

1 comentários:

  • rmsequeira says:
    12 de janeiro de 2011 às 01:03

    Será que não é possível melhorar o aspecto da coisa? É que desta maneira os carros ficam a parecer charetes...