Luzes diurnas em 2011

Já muitos devem ter notado os novos Audi A4, Citroën DS3 ou Fiat 500 que circulam durante o dia com luzes ligadas - automóveis que já estão preparados para a legislação europeia que entra em vigor a 7 de Fevereiro de 2011 e que designa que todos os veículos novos devem vir equipados com faróis diurnos que se ligam automaticamente. 2 estudos feitos pela comissão europeia em 1995 e 2002 asseguram que o uso destes faróis reduzem os acidentes na estrada.
O que é que muda para o consumidor? Ao comprar um automóvel novo ele terá luzes diurnas especificas que podem ou não ser integradas nas ópticas e os peritos dizem que os consumos devem aumentar 1%.
Mas este tipo de luzes pode vir a complicar a vida dos condutores que alguns já sofrem devido aos faróis de iluminação lateral (os faróis que iluminam na direcção que viramos o volante). É que muitos automóveis equipados com este tipo de iluminação usa os faróis de nevoeiro ou ampolas próprias dentro dos faróis de nevoeiro para esta função e recebemos dezenas de emails de pessoal que é multado por policias que desconhecem que este tipo de iluminação existe e é legal.

Ainda me lembro das várias vezes que o meu pai foi quase multado por policias devido ao facto de termos um jipe a puxar uma caravana e o meu pai não ter carta de condução de pesados - o meu pai tinha uma copia do código de estrada no porta-luvas para mostrar que havia uma alínea que o permitia conduzir o conjunto com carta B que a policia desconhecia.

Fica aqui o conselho a quem vai comprar automóveis com estes sistemas de iluminação - mantenha no automóvel uma cópia da legislação (estou à procura do link) e/ou certificado do construtor de homologação europeu dos faróis.

4 comentários:

  • Anónimo says:
    17 de dezembro de 2010 às 10:22

    Concordo perfeitamente com esta medida das luzes diurnas. Lembro-me de fazer muitas vezes a falecida IP5 na altura em que passou a ser obrigatorio circular com os médios ligados durante o dia e apesar das criticas sempre achei que trazia bastantes beneficios, principalmente quando temos os sol de frente o que dificulta a visão dos automoveis, as luzes ligadas eram facilmente visiveis. Ainda hoje o faço em algumas estradas por considerar que aumenta a minha visibilidade. Deixo agora aqui uma duvida: eu se usar os farois de novoeiro a noite sem nevoeiro mas para melhorar a visibilidade (por ex. estradas sinuosas em total escuridao aumenta a visibilidade das bermas...) encorro no risco de ser multado, o que me leva a sentir um pouco injustiçado porque os novos sistemas de farois adaptativos fazem uso dos farois de nevoeiro em curvas mais acentuadas ou em cruzamentos para aumentar a visibilidade. Caso de filhos e enteados?!?

  • Anónimo says:
    17 de dezembro de 2010 às 11:23

    Um post muito útil.
    O que esta mal é a polícia não ter formação. Deixo aqui um exemplo real de um funcionário do imtt, houve uma pessoa que estava num sitio a noite que costuma haver umas corridas e a policia frequentemente vai lá com funcionários do imtt, então o senhor do imtt queria altura um citroen C4 porque o painel onde esta o conta-rotações, o velocímetro, emitia luz para a frente, quando aquilo vem de origem. É claro que a pessoa que ia ser autuada só por isso disse, então passe a multa, envio logo uma carta para citroen e depois uma reclamação no imtt e é evidente que o senhor imtt não fez nada.

  • Turbo-lento says:
    17 de dezembro de 2010 às 12:34

    exactamente - portanto, se vai comprar um automovel com qualquer um destes sistemas de iluminação peça no concessionário uma copia do certificado de homologação para ter no porta-luvas e assim poupa muitas dores de cabeça.

  • Joao sa says:
    19 de dezembro de 2010 às 15:28

    Eu tenho um citroen ds3 e até à data não tive problemas mas no dia que me quiserem multar, não pago :p