Honda CR-Z não hibrido a caminho?

A Honda parece estar a trabalhar numa nova versão do CR-Z equipada com um novo 4 cilindros turbo de 1,6 litros a gasolina, o que permite oferecer uma nova opção de motor no CR-Z além da combinação híbrida do 1.5 litros a gasolina com 112 cavalos e um motor eléctrico de 14 cavalos. Estreia possível na segunda metade de 2011.
Este novo motor também deve surgir nos Jazz, Civic e Accord para ajudar na redução das cilindradas - com turbo e os sistema VTEC-i este motor de 1,6 litros deverá ter o mesmo desempenho de um 2.0 litros.
Segundo a Autocar este motor terá 2 versões - uma com 160 cavalos e outra com 200 cavalos para substituir o 2.0 litros VTEC do Honda Civic Type R.

6 comentários:

  • Anónimo says:
    14 de dezembro de 2010 às 11:49

    Infelizmente a honda terá que adoptar um turbo para os 200cv, por causa das normas europeias, o 160 deve vir sem turbo.

    Deve estar para breve a revelação do novo diesel, com uma cilindrada mais baixa do que o actual, para o jazz, city e civic, para a europa e Índia.

    Um crz de 200cv, leve e com essa potência deve ter um binário.

    Já agora ontem foi revelado pela honda, um desenho do concept do futuro civic 5 portas que vai ser vendido na europa, mais noticias só em detroit lá para 10 ou 12 janeiro no salão automóvel de detroit.

  • PV says:
    14 de dezembro de 2010 às 18:17

    Algumas correções:

    Os novos motores diesel ainda vão demorar.

    Não são para o Jazz e City. São para o Civic e Accord.

    As novas motorizações para o CR-Z por enquanto são apenas 'wishful thinking'. Nada confirmado.

    O Civic concept apresentado não é o Europeu.

  • Turbo-lento says:
    14 de dezembro de 2010 às 18:58

    Vamos ver o regresso em força dos turbos para compensar a redução das cilindradas - que para Portugal até pode ser bom uma vez que os impostos caem muito em cima da cilindrada.

    Sobre os diesel, a Honda anunciou há uns tempos atras que ia investir mais em hibridos a gasolina do que nos diesel portanto todas as possibilidades estão em cima da mesa. Como tem o Jazz hibrido e electrico a caminho o diesel pode vir a perder força - especialmente por causa dos limites de emissões.

    Sobre o tal concept para o salão de detroit - o Civic sempre foi um automovel "mundial" e o desenho que corre por a'i é para a versão 3 portas (parece um pouco o CRZ com o actual civic) mas quase de certeza que haverá uma versão 4 portas mais sedada visualmente. Não acredito que seja apenas uma versão americana...

  • PV says:
    14 de dezembro de 2010 às 20:35

    A estratégia de desenvolvimento é: motores hibridos/electricos para carros 'pequenos' e diesel para carros 'maiores' isto para além da continuação da aposta no hidrogénio e da nova aposta no ar comprimido. O novo motor diesel é um facto, será apresentado em 2011.

    A única coisa mundial no Civic é o nome, de resto há muitas diferenças quer de estilo quer de motorizaçao e por vezes até de plataforma. A Honda *não* apresenta modelos Europeus em salões de outros mercados. Por vezes há modelos idênticos mas no caso do 5P trata-se de um modelo europeu, não existente no mercado Americano.

  • Anónimo says:
    15 de dezembro de 2010 às 10:20

    O diesel que vier é para pequenos carros abaixo do Accord e CR-V, principalmente porque no mercado indiano a força da honda esta no jazz, city, e tem sofrido forte concorrência pois não apresentam um motor a diesel, eles depois aproveitam esse motor para vender na europa e o motor será a baixo dos 2l.
    A honda esta a tentar seduzir os mercados com o civic europeu, já aconteceu isso agora no japão e pelo concept apresentado, pelas informações divulgadas e pelos vídeos disponíveis em que mostra o novo civic sedan no deserto tudo leva a que seja mesmo o europeu, mas pode bem ser o de 3 portas americano.

  • PV says:
    16 de dezembro de 2010 às 13:31

    O novo motor diesel *também* é para o Accord.