Automovel electrico AKA Assassino silencioso

Desde que surgiram os automóveis eléctricos e os híbridos que começaram a surgir noticias de pessoas que foram atingidas/atropeladas por estes veículos porque não emitem qualquer ruído, mas parece que os Estados Unidos esta a tomar decisões neste campo: o senado aprovou uma lei que inicia o processo para fixar um valor mínimo de ruído que um automóvel deve produzir para ser reconhecido principalmente por quem tem problemas de visão.
Que ruído e que volume não se sabe - a National Highway Traffic Safety Administration ficou responsibilizada por determinar estes factores. Mas uma coisa é certa - esta função não poderá ser desligada pelo condutor tal como é possível desligar o controlo de tracção.

3 comentários:

  • Miguel says:
    22 de dezembro de 2010 às 23:24

    o nosso PM, ainda hoje disse que umas das 3 principais vantagens era precisamente não fazer barulho, referindo-se ao LEAF...;)

  • Nelson Cruz says:
    23 de dezembro de 2010 às 00:21

    Isto faz-me lembrar a legislação inglesa que a certa altura obrigava a que 10 passos à frente dessas máquinas infernais chamadas automóveis andasse alguém a abanar uma bandeira vermelha. E claro que era tb obrigatório ceder passagem aos cavalos e carruagens.

    Isto cheira-me ao mesmo. Legislação para proteger o "velho" limitando as vantagens do que é "novo".

    As bicicletas também fazem pouco barulho e nunca vi ninguém propor "níveis mínimos de ruído".

  • Unknown says:
    25 de dezembro de 2010 às 00:29

    Fazendo a comparaçao com a bicicleta, eu proprio ja estive para atropelar por diversas vezes peoes quando andava de bike por esta ser silenciosa no entanto ainda ninguem se lembrou de introduzir um ruido minimo para tal. Na mairoria das vezes as pessoas é que nao olham ao atravessar. fiam-se no barulho. é o mesmo que atravessar a rua e a falar ao telemovel ou com phones. Talvez com dispositivos que identifiquem peoes a distancia e trave o carro se necessario compense. acho que ja vi disso algures. deve ter sido aqui