Peugeot 107 só para magros

Se tem uns quilos a mais e esta a pensar comprar um Peugeot 107/Citroen C1/Toyota Aygo então é melhor ir a outra marca. No dia 20 de Janeiro 2009 a senhora Judith Evans de 56 anos morreu ao volante do seu Peugeot 107 quando embateu de frente com um Vauxhall (Opel) Vectra. O assunto chegou ao tribunal depois da policia ter estranhado a dimensão dos ferimentos (muito graves) relativamente a força do impacto.

Peritos da Peugeot foram chamados a tribunal e afirmaram que o 107 deveria dar boa segurança (recebeu 4 estrelas EuroNCAP) neste tipo de acidente - algo que não aconteceu neste caso. Segundo os peritos, isto terá acontecido porque a condutora pesava 102kg.
É que a PSA\Toyota usou um boneco de testes conforme as normas Europeias de apenas 78kg, ou seja, o automovel simplesmente não foi desenhado a pensar em ocupantes mais pesados. Para exemplo, mais de metade da população masculina tem mais de 78kg.
Isto levanta questões importantes (digo eu) sobre a segurança dos nossos automoveis - os sistemas de retenção podem não ter sido desenhados para lidar com o nosso peso.
Portanto, se tem um dos trigemeos e pesa mais de 78 quilogramas é melhor pensar em torcar de carro ou fazer dieta. Eu, com os meus 90kg, vou indagar sobre o meu Renault.

2 comentários:

  • anarquista_duval says:
    28 de outubro de 2010 às 19:40

    Por acaso acho que a medida do boneco é pouco representativa da realidade, talvez se pudessem usar dois com pesos e alturas diferentes, mas isto tem custos. No entanto, se a senhora pesava 102 kg ou é muito alta, e não cabia no carro, ou é obesa, o que já se torna num problema de saúde.

  • Miguel says:
    30 de outubro de 2010 às 03:17

    acho que deixou de ser um problema de saúde se morreu..