Trivialidades de 4 rodas

Edição: Gullwing doors


As portas de gaivota (Gullwing) nasceram, não de uma inspiração artistica, mas por necessidade: o chassis desenvolvido para o Mercedes 300SL de 1954 não permitia portas normais e a solução encontrada foi fixar as portas no tejadilho. Tendo nascido o mito.

Mas não foi o unico especificidades deste modelo: o motor era muito potente mas os travões não acompanhavam: muitas viuvas ricas nasceram graças a este 300SL. Para aceder ao lugar do condutor o volante tinha que ser inclinado e quando se puxava por ele o fundo do carro aquecia ao ponto de derreter solas de borracha! Auch!
Mas estamos a falar das portas em asa de gaivota (Gullwing doors), além do Mercedes 300 SL de 1954 e o actual Mercedes SLS AMG, sabem quantos automoveis de série existiram com portas assim? Após alguma investigação na net, não incluindo carros por encomenda ou pequenas séries de homologações, houveram 7! Apenas 7.



Mercedes 300 SL de 1954

Wikipedia

Marcos GT de 1960


Bricklin SV1 de 1975

Wikipedia

Delorean DMC12 de 1981

Wikipedia

Mazda Autozam AZ-1 de 1993

Wikipedia

Bristol Fighter de 2003

Wikipedia

Mercedes SLS AMG de 2010

Wikipedia


Após algumas perguntas, parece que a razão de que as portas de asa de gaivota não funcionam é um problema pratico: quando chove, ao abrir estas portas fica uma abertura que deixa cair água (ou que quer que esteja no tejadilho) em cima dos ocupantes do automovel.

1 comentários:

  • Anónimo says:
    13 de setembro de 2010 às 23:39

    Bom artigo...

    Além de poder entrar chuva também sofre dos problema das portas "Lamborghini".
    Num parque de estacionamento coberto para além de se continuar a ter tem em atenção a distância aos outros carros, tem se ver a altura do tecto,tubagens, etc..

    Num capotamento não abrem, exceptuando no SLS que tem um sistema de segurança