"Definitivamente, iremos oferecer um desportivo eléctrico no futuro. Mas esse modelo só fará sentido se oferecer os mesmos níveis de performance e de autonomia de um modelo desportivo actual", disse Michael Macht, Presidente e CEO da Porsche.
Para já, o construtor alemão confirmou a existência de 3 protótipos em desenvolvimento, desde logo com o Panamera Hybrid, o 911 GT3 destinado para competições e o híbrido plug-in 918 Spyder. Todos estes protótipos constituem um ponto de partida no sentido de desenvolver uma tecnologia capaz de satisfazer os clientes da marca, ávidos por modelos de alta performances, mas que, quer se queira quer não, cada vez mais terão de ser mais ecológicos.
Quanto ao Panamera desconhecem-se dados oficiais, mas provavelmente usará o sistema já usado no Cayenne: um motor 3.0 litros V6 de 333 cv a gasolina e um eléctrico de 47 cv, alimentado por baterias de iões de lítio, a debitar uma potência combinada de 380 cv com consumos relativamente "moderados" - 8,2 l/100 km. As emissões são de 193 g/km, e que promete também capacidade para rolar exclusivamente em modo eléctrico até 6,5 quilómetros... (será? Ou será melhor dizer, apenas?)
Mas o melhor exemplo vem da RUF, que desenvolveu o E-RUF Greenster tendo como ponto de partida o 911 Targa. Este modelo já foi apresentado no ano passado, mas por motivos de coerência da notícia e de publicitar novos exemplos de construtores nesta nova área de negócio, incluímos este Porsche, numa cor "verde-azeitona", mas com um propulsor eléctrico desenvolvido pela Siemens a debitar uma potência máxima de 362 cavalos. Não se assustem com a cor, pensem no ambiente, na protecção da natureza, de todo o nosso ecossistema...
0 comentários:
Enviar um comentário