O Regresso da Saab pelo 9-5

Hoje quero falar da Saab, marca que está a preparar um regresso digno de Lázaro, com o novo Saab 9-5 a servir de fénix de 4 rodas e 1 volante. Diria que o melhor que aconteceu a um fabricante com a reputação da Saab foi sair do seio da família GM e poder de uma vez por todas dar continuidade ao espírito de carros mais seguros do mundo, que já foi seu... mas agora com uma linha estética mais consensual, moderna e atrante. Vem aí o Saab 9-5, um modelo que a GM não queria no mercado por ser "bom demais".


O surgimento do novo Saab 9-5 é um exemplo concreto de preserverança, coragem e insistência, quando se acredita que estão reunidas as condições ideais para avançar com um projecto. Este modelo era para não ser produzido. A marca Saab como a conhecemos era para ter desaparecido. Depois tudo indicava que seria vendida aos chineses, mas lá acabou por ficar pelas mãos dos Srs. da Spyker, Saab Suécia e Saab EUA. O objectivo era claro: retirar a marca de perto das cinzas...





Daí a importância deste 9-5, e da sua estética. Não podendo fugir muito aos típicos clientes Saab, em abono da verdade muitos já mudaram de montada, e apontaram agulhas para as berlinas alemãs. Agora, a Saab está dedicada a recuperar os fiéis com um produto realmente atractivo, bonito, inovador, desportivo até, consensual estéticamente e com algumas soluções tecnológicas, como: Saab XWD, Pilot Head-up Display, Drivesense, Night Panel, Traffic Sign Recognition, Bi-Xenon SmartBeam, Saab Active Head Restraints, Lane Departure Warning, Advanced Parking Assistance entre outros anacronismos evidentes de uma clara aposta na tecnologia.
Estéticamente arrojado, realça a linha de cintura elevada, (semelhanças com o novo Skoda Octavia?), e linhas claramente influenciadas do excelente Concept Aero-X, não faltam as jantes "em hélices" e uma frente com uma personalidade e carisma muito forte, decididamente Saab, contudo, esperava um pouco mais... um pouco mais de... audácia e atrevimento no design. Se existe um momento em que a Saab tem de arriscar, é agora, e este modelo novo ainda faz lembrar um pouco o anterior 9-5...


O interior é nitidamente escandinavo, mas um pouco demais. A consola central (apesar de bem conseguida) é parecida com a do 900, do 9000, do 9-3, do anterior 9-5... e sendo este um modelo novo, talvez o atrevimento estilístico devesse assumir um papel ainda mais relevante neste interior (há quanto tempo vemos os mesmos comandos dos ventiladores? E touchscreen's, porque não?). O volante está muito bonito e parece confortável q.b.


No que diz respeito aos motores (ofialmente), temos acesso apenas aos motores que equiparão os Saab no mercado americano, 2 modelos apenas: o 2.8 L Turbo V6 com 300 cv XWD, 2.0L Turbo com 200 cv com tracção dianteira, desconhecendo-se para já oficialmente os motores que equiparão os 9-5 europeus. Muito provavelmente vamos ter os diesel do Insignia.

No fundo, este 9-5 aparece como o salvador de um símbolo de qualidade, segurança, e inovação tecnológica, mas numa fórmula que poderá favorecer o mercado americano, devido ao aspecto de "large sedan" que aparenta, em detrimento do mercado europeu, concretamente Portugal no campo da motorização, pois modelos V6 a gasolina estarão provavelmente fora das tabelas de venda, e o 1.9Tid Ecopower do 9-3 de origem GM poderá ser insuficiente para acompanhar as berlinas alemãs já instaladas neste segmento.


Nota: as imagens correspondem ao 9-5 para o mercado americano...

0 comentários: