Se não estivessemos na época da Volta a Portugal em bicicleta, diria que esta era a notícia do momento: a Land Rover quer começar a produzir na Índia e na China.
Sendo que estes dois mercados apresentam uma elevada taxa de expansão a nível económico que invarialvelmente influenciará o mercado automóvel, a Tata Motors decidiu deslocalizar parte da produção dos modelos Land Rover, sendo que se desconhece para já os modelos eleitos. Esta medida poderá afectar também a produção da Jaguar.
Nota: escrevemos "afectar" propositadamente!
Nota: escrevemos "afectar" propositadamente!
Por isso, se está a pensar comprar um Land Rover ou um Jaguar nos próximos tempos, despache-se, senão, quando vier o seu novo bólide, virá com uma etiqueta igual à do seu aspirador - "Made in China".
Nota: imagem anterior substituída pela original.
Fabricados na Índia, mas com etiqueta "Made in China"??? Isso é falsificação da origem!
Ou "alguém" anda a precisar de umas aulas de geografia. :)
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Este comentário foi removido pelo autor.
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
A frase final do "made in china" não tem ligação directa ao post - serve apenas para deixar no ar a eterna questão que talvez um dia não distante os automoveis, tal como quase tudo o resto, será construido/fabricado num pais distante e não na Alemanha, França ou qualquer que seja o pais de origem.
Outra pedido - se querem comentar, comentem o artigo mas vamos tentar deixar de lado os comentários pessoais. afinal somos todos fãs do automovel e se alguem quiser dar a sua opinião é livre de o fazer mas vamos ser todos correctos - isto não é um blog de futebol!
A mim até me admira como é que ainda não houve nenhuma marca, que não seja detida por empresas indianas ou chinesas, a deslocar a produção lá para aqueles lados. Imagino que uma fábrica na china fique bem mais barata, em mão-de-obra, do que na alemanhã por exemplo.
Será por patriotismo? Tal sugestão até dá vontade de rir nos dias de hoje! Problemas na qualidade de fabrico? Não é nada que não seja ultrapassável com bom controlo e supervisão.
Palpita-me que seja mais por causa precisamente do estigma "made in china". Até o VW Scirocco era capaz de vender menos umas unidades se mais pessoas soubessem que é "made in Portugal", fará na China. Para além disso há todos os apoios, beneficios fiscais, empréstimos nos tempos de crise, etc, que os governos europeus vão dando. E os fundos europeus que financiam grande parte da investigação e desenvolvimento de base. Mas até isso imagino o que o governo chinês estaria disposto a igualar para ter lá umas fábricas de alguma grande marca.
Há outro factor mais importante ainda, mas não sei até que ponto os executivos das empresas automóveis terão visão a longo prazo para o ter em conta. Se uma grande marca europeia deslocasse produção para a China ou Índia, isso seria uma ENORME alavanca para a industria automóvel local, pela transferência de capital, tecnologia e "know-how". Fábricas dirigidas por europeus ou japoneses seriam GRANDES escolas para trabalhadores e gestores que depois seriam livres de ir trabalhar para marcas chinesas e indianas.
Pode ser que a industria automóvel tenha aprendido com a industria da eletrónica e informática. As grandes marcas americanas e japonesas também começaram por transferir produção para taiwan e china para reduzir custos... mas agora têm de lidar com marcas taiwanesas e chinesas (que aprenderam com elas!) a entrar pelos seus mercados adentro!
Nelson... Obrigado. Vê se pões ordem e se ensinas qualquer coisa aqui a alguns membros... Porque não escreveste tu a notícia? Teria conteúdo e terias feito de uma notícia banal um post interessantíssimo.
Obrigado por eliminarem o meu comentário, realmente o Nelson explicou melhor...
Não se esqueçam que sou leitor assíduo do 4rodas1volante desde os primórdios. Leio todos os dias e por vezes mais do que uma vez...
Já charinei o mister Nelson pessoalmente mas infelizmente não tem disponibilidade.
E relativamente ao trazer conteudo para um "post banal" é para isso que temos os comentários e esperamos que os leitores tragam o seu ponto de vista/opinião. EM muitos temas dá-mos a faisca e esperamos que os leitores atirem gasolina. Bela metafora hein?
Somos uma equipa de 4 pessoas actualmente e se vires a quantidade de temas que abordamos acaba por não haver tempo para aprofundar certos temas.
Gostariamos de ter tempo para dinamizar a nossa pagina do facebook e o twitter...
Força, porque estão num bom caminho. Gosto muito do vosso Blog e acho que merece chegar longe...
No entanto acho que se o Nelson já tem o convite, chegou a vez dos leitores darem também uma forçazinha!!! Vou fazer o meu trabalho...
-Vá lá Nelson... Nem que seja um post por mês! Arranja aí uns minutos pá!!
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Meus caros vamos todos respirar fundo que isto já esta a fugir quer de tema e de controlo.
Isso é exactamente o que eles esperam...
E enquando pensam no que disse acima, vamos lá ver. XPTO - creio que Besa não estava a criticar a tua educação mas não se expressou da melhor forma. Quando estamos de cabeça quente nem sempre dizemos o que queremos da melhor forma. E refiro-me a ambos.
Esta discussão começa por um tema central que acabou por ser esquecido - a extrema fraca qualidade dos automoveis chineses e o receio do que eles possam fazer carros que venham parar às nossas mãos. A frase "Por isso, se está a pensar comprar um Land Rover ou um Jaguar nos próximos tempos, despache-se, senão, quando vier o seu novo bólide, virá com uma etiqueta igual à do seu aspirador - "Made in China"." foi apenas uma forma menos jornalistica/aborrecida de o dizer - e creio que não seremos os unicos com este receio.
Tudo isto começou com um simples esquecimento - ao transcrever a noticia ficou de fora que a produção tambem seria na China dai o comentario do Nelson e tudo o que veio a seguir.
Quem apagou os comentários fui eu porque não estavam ligados ao tema e queria evitar isso.
Não levem a mal, mas vou apagar o teu comentário (XPTO) e podemos tratar disto via email.
Não creio que esta discussão ajude.