Land Rover terá produção na Índia e China?


Se não estivessemos na época da Volta a Portugal em bicicleta, diria que esta era a notícia do momento: a Land Rover quer começar a produzir na Índia e na China.
Sendo que estes dois mercados apresentam uma elevada taxa de expansão a nível económico que invarialvelmente influenciará o mercado automóvel, a Tata Motors decidiu deslocalizar parte da produção dos modelos Land Rover, sendo que se desconhece para já os modelos eleitos. Esta medida poderá afectar também a produção da Jaguar.
Nota: escrevemos "afectar" propositadamente!
Por isso, se está a pensar comprar um Land Rover ou um Jaguar nos próximos tempos, despache-se, senão, quando vier o seu novo bólide, virá com uma etiqueta igual à do seu aspirador - "Made in China".


Nota: imagem anterior substituída pela original.

12 comentários:

  • Nelson Cruz says:
    16 de agosto de 2010 às 06:00

    Fabricados na Índia, mas com etiqueta "Made in China"??? Isso é falsificação da origem!

    Ou "alguém" anda a precisar de umas aulas de geografia. :)

  • Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
    XPTO says:
    16 de agosto de 2010 às 09:20

    Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

  • Este comentário foi removido pelo autor.
    Besedaeste says:
    16 de agosto de 2010 às 22:58

    Este comentário foi removido pelo autor.

  • Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
    Nelson Cruz says:
    17 de agosto de 2010 às 04:43

    Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

  • Turbo-lento says:
    17 de agosto de 2010 às 10:08

    A frase final do "made in china" não tem ligação directa ao post - serve apenas para deixar no ar a eterna questão que talvez um dia não distante os automoveis, tal como quase tudo o resto, será construido/fabricado num pais distante e não na Alemanha, França ou qualquer que seja o pais de origem.

    Outra pedido - se querem comentar, comentem o artigo mas vamos tentar deixar de lado os comentários pessoais. afinal somos todos fãs do automovel e se alguem quiser dar a sua opinião é livre de o fazer mas vamos ser todos correctos - isto não é um blog de futebol!

  • Nelson Cruz says:
    18 de agosto de 2010 às 00:06

    A mim até me admira como é que ainda não houve nenhuma marca, que não seja detida por empresas indianas ou chinesas, a deslocar a produção lá para aqueles lados. Imagino que uma fábrica na china fique bem mais barata, em mão-de-obra, do que na alemanhã por exemplo.

    Será por patriotismo? Tal sugestão até dá vontade de rir nos dias de hoje! Problemas na qualidade de fabrico? Não é nada que não seja ultrapassável com bom controlo e supervisão.

    Palpita-me que seja mais por causa precisamente do estigma "made in china". Até o VW Scirocco era capaz de vender menos umas unidades se mais pessoas soubessem que é "made in Portugal", fará na China. Para além disso há todos os apoios, beneficios fiscais, empréstimos nos tempos de crise, etc, que os governos europeus vão dando. E os fundos europeus que financiam grande parte da investigação e desenvolvimento de base. Mas até isso imagino o que o governo chinês estaria disposto a igualar para ter lá umas fábricas de alguma grande marca.

    Há outro factor mais importante ainda, mas não sei até que ponto os executivos das empresas automóveis terão visão a longo prazo para o ter em conta. Se uma grande marca europeia deslocasse produção para a China ou Índia, isso seria uma ENORME alavanca para a industria automóvel local, pela transferência de capital, tecnologia e "know-how". Fábricas dirigidas por europeus ou japoneses seriam GRANDES escolas para trabalhadores e gestores que depois seriam livres de ir trabalhar para marcas chinesas e indianas.

    Pode ser que a industria automóvel tenha aprendido com a industria da eletrónica e informática. As grandes marcas americanas e japonesas também começaram por transferir produção para taiwan e china para reduzir custos... mas agora têm de lidar com marcas taiwanesas e chinesas (que aprenderam com elas!) a entrar pelos seus mercados adentro!

  • XPTO says:
    18 de agosto de 2010 às 09:32

    Nelson... Obrigado. Vê se pões ordem e se ensinas qualquer coisa aqui a alguns membros... Porque não escreveste tu a notícia? Teria conteúdo e terias feito de uma notícia banal um post interessantíssimo.

    Obrigado por eliminarem o meu comentário, realmente o Nelson explicou melhor...

    Não se esqueçam que sou leitor assíduo do 4rodas1volante desde os primórdios. Leio todos os dias e por vezes mais do que uma vez...

  • Turbo-lento says:
    18 de agosto de 2010 às 10:23

    Já charinei o mister Nelson pessoalmente mas infelizmente não tem disponibilidade.

    E relativamente ao trazer conteudo para um "post banal" é para isso que temos os comentários e esperamos que os leitores tragam o seu ponto de vista/opinião. EM muitos temas dá-mos a faisca e esperamos que os leitores atirem gasolina. Bela metafora hein?

    Somos uma equipa de 4 pessoas actualmente e se vires a quantidade de temas que abordamos acaba por não haver tempo para aprofundar certos temas.
    Gostariamos de ter tempo para dinamizar a nossa pagina do facebook e o twitter...

  • XPTO says:
    18 de agosto de 2010 às 14:04

    Força, porque estão num bom caminho. Gosto muito do vosso Blog e acho que merece chegar longe...
    No entanto acho que se o Nelson já tem o convite, chegou a vez dos leitores darem também uma forçazinha!!! Vou fazer o meu trabalho...

    -Vá lá Nelson... Nem que seja um post por mês! Arranja aí uns minutos pá!!

  • Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
    Besedaeste says:
    18 de agosto de 2010 às 15:51

    Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

  • Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
    XPTO says:
    18 de agosto de 2010 às 16:41

    Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

  • Turbo-lento says:
    18 de agosto de 2010 às 17:29

    Meus caros vamos todos respirar fundo que isto já esta a fugir quer de tema e de controlo.

    Isso é exactamente o que eles esperam...

    E enquando pensam no que disse acima, vamos lá ver. XPTO - creio que Besa não estava a criticar a tua educação mas não se expressou da melhor forma. Quando estamos de cabeça quente nem sempre dizemos o que queremos da melhor forma. E refiro-me a ambos.

    Esta discussão começa por um tema central que acabou por ser esquecido - a extrema fraca qualidade dos automoveis chineses e o receio do que eles possam fazer carros que venham parar às nossas mãos. A frase "Por isso, se está a pensar comprar um Land Rover ou um Jaguar nos próximos tempos, despache-se, senão, quando vier o seu novo bólide, virá com uma etiqueta igual à do seu aspirador - "Made in China"." foi apenas uma forma menos jornalistica/aborrecida de o dizer - e creio que não seremos os unicos com este receio.

    Tudo isto começou com um simples esquecimento - ao transcrever a noticia ficou de fora que a produção tambem seria na China dai o comentario do Nelson e tudo o que veio a seguir.

    Quem apagou os comentários fui eu porque não estavam ligados ao tema e queria evitar isso.
    Não levem a mal, mas vou apagar o teu comentário (XPTO) e podemos tratar disto via email.
    Não creio que esta discussão ajude.