Jaguar anti Série 3, Classe C, A4...

A Jaguar recebeu luz verde da TATA Motors para avançar com a substituição do modelo X-Type, assim como o badalado F-Type.


Estilísticamente parecido com o S-Type, com uma frente no mínimo estranha... (estou a ser honesto), e um formato conhecido do Seat Leon para as portas de trás, este modelo assumir-se-á como um rival directo ao BMW Série 3, Mercedes Classe C, Audi A4, Volvo S40.

De realçar que as versões X-Type e S-Type nunca assumiram uma imagem consensual no seio da marca, apesar de terem contribuído para equilibrar as finanças da marca. Claro que a associação a produtos da Ford deixou marcas indeléveis na sua reputação, mas admite-se a inevitabilidade de conjugação de plataformas estruturais, seja ao nível de motores, chassis, interiores, etc...

9 comentários:

  • Joana says:
    17 de julho de 2010 às 14:05

    se fosse bonito como o XF, XK ou o novo XJ, ia vender muito bem, agora isto parece uma daquelas copias chinesas...só o compra quem qizer dizer que tem um Jaguar.
    por fora não está nada apetecível

  • Besedaeste says:
    17 de julho de 2010 às 15:27

    De facto, parece mesmo uma cópia chinesa... então de frente...

  • Lust Dj says:
    19 de julho de 2010 às 16:50

    hum...acho que não sairá nada disto tendo em conta os ultimos lançamentos da marca...acho que isto foi um exercicio estilistico que eles mandaram cá para fora a uns 5 anos atrás...

  • Turbo-lento says:
    19 de julho de 2010 às 18:23

    Tens razão - esta antevisão foi/exercicio estilistico foi feito da primeira vez que a Jaguar resolveu ir atras dos BMW serie 3 e Audi A4. Tendo em conta que só se esta a noticiar a luz verde para arrancar o projecto até achamos a imagem adequada - a ver se desta vez faz algo "seu" e não apenas mudar a grelha de um Mondeo".

  • tango says:
    19 de julho de 2010 às 20:59

    "...agora isto parece uma daquelas copias chinesas...só o compra quem qizer dizer que tem um Jaguar.
    por fora não está nada apetecível"

    "De facto, parece mesmo uma cópia chinesa... então de frente..."

    Para as almas que escreveram estes comentários e se acham iluminadas, estas fotos referem-se a um protótipo/estudo estilístico que a PRÓPRIA Jaguar apresentou ao mundo nos diversos salões automóveis em que esteve presente durante o ano de 2003, não sendo um cópia chinesa como se lhe referem.
    Para terminar com a aula de história, este concept apresentava uma motorização inovadora para a época, visto ser um motor, V6 2.7 litros diesel biturbo common-rail a debitar 231cv e 500nm de binário!!

    I rest my case!!!

    Cumprimentos

  • Turbo-lento says:
    20 de julho de 2010 às 10:10

    creio que, na minha humilde opinião de "alma iluminada" de que teria sido possivel fazer a mesma correção sem o sarcasmo.

    Seria mais util, e quem sabe, mais construtivo para as "almas iluminadas" que são os nossos leitores não?

  • tango says:
    20 de julho de 2010 às 11:08

    Turbo-lento é verdade que os comentários são para ser construtivos, sendo também verdade que este pode ter sido um pouco ríspido e sarcástico, mas deixei bem explicito a quem era dirigido!!
    Os demais não devem sentir-se ofendidos!!!
    Já "frequento"/consulto este blog há vários anos e invariavelmente os comentários são deste género!!!
    Turbo-lento se verificar, este foi o primeiro comentário, que escrevi no blog e já o consultava ainda tinha o layout anterior, tendo já tido a infelicidade de ler muitas "pérolas de sabedoria" destas..!!!
    A paciência de um leitor tem limites!!!
    Se não têm nada a acrescentar à notícia, em termos de informação ou procura da mesma e conteúdo, nada digam que ninguém se incomoda com isso!!

    Cumpimentos

    P.S. Apenas uma opinião, mas desconfio que não seja apenas eu que a partilho...!

  • Turbo-lento says:
    20 de julho de 2010 às 12:28

    Todos tem direito a sua opinião e comentário - concordemos ou não com ela.

    E se bem leio os comentarios que cita, apenas dão a sua opinião relativamente as fotografias de um concept car que apenas estão lá para ilustrar uma noticia - não tem ligação directa. A "noticia" propriamente dita é que a Jaguar vai tentar de novo atacar o segmento abaixo.

    E todos, nós que escrevemos e quem comenta, têm tudo a ganhar com nova informação e até informação corrigida - mas a forma como a transmitimos é tão importante como o conteudo em si e eu apenas chamei à atenção disso. o 4r1v deseja ser um espinho no pé no dominio da bola mas só teremos sucesso se o fizermos de forma construtiva.
    Verdade que as vezes alguns comentarios menos correctos escapam a nossa moderação mas muitos têm sido apagados porque serem menos proprios.

    Bom saber que há muito lê o 4rodas1volante mas como disse multiplas vezes - quem faz este blog tambem são os leitores com os comentários. Traga o seu conhecimento e a sua opinião (via comentarios, via email) e ajude, de forma construtiva, a melhorar o panorama automovel e automobilistico de Portugal e dos Portugueses.

  • Besedaeste says:
    23 de julho de 2010 às 01:32

    Tango, fui eu que escrevi o artigo. Permita-me que esclareça a minha opinião.

    Em 1.º lugar, quero dizer que não tenho nenhum Jaguar, se bem que não me importava nada... nem que fosse o X-Type diesel com puxadores do Ford Mondeo... por isso, estou isento neste aspecto :-)

    Relativamente ao artigo, conforme poderá constatar, porque está escrito, não faço comentários relativamente à estética, apenas refiro o facto de ser um pouco estranho o seu design e de os modelos S-Type e X-Type não terem gerado consenso perante os defensores da marca. Acho que aqui estamos de acordo (se não estiver e achar o carro lindo, óptimo! É a sua opinião e gosto! Nada a acrescentar).

    Outro assunto é a secção de comentários! Acho que nsta área, podemos e devemos (os que quiserem) partilhar opiniões e sugestões, ideias e conceitos, pois é disso que se trata o 4r1v: uma partilha de opiniões sobre o grande mundo que representa o automóvel na sociedade e no mundo.

    Sendo assim, assumo o que escrevi no meu comentário, pois acho o carro realmente feio de frente e parece mesmo uma cópia chinesa. A net está cheia de exemplos parecidos, em que os Srs. Chineses pegam num X5, num Rav4, num Frontera, num MG, até uma cópia do RR Phantom já vi e... a única coisa que posso dizer relativamente a isso é que, além da necessidade de existir algum tipo de legislação comunitária e extra-comunitária que proiba a venda de carros que são verdadeiras cópias de outros com patentes registadas, são na sua maioria modelos estéticamente infelizes, na minha opinião! Os Europeus ou Africanos ou Nórdicos ou Sul-Americanos não são superiores aos Asiáticos em termos de design, pois existem excelentes designers não-europeus, mas no que diz respeito ao design automóvel asiático, na minha opinião, deixa muito a desejar.

    O facto de ter sido a própria Jaguar a apresentar o design, na minha opinião, não tem qualquer relevância, já que acho o carro feio (de frente acima de tudo). Aliás, refiro que parece uma cópia chinesa, pois sei que não o é...

    Para terminar, permita-me que diga apenas o seguinte: nos tempos que correm, é bom ser iluminado e podermos manifestar a nossa opinião. Há uns anos atrás, manifestar a opinião própria era de facto, apenas e só, para alguns iluminados, mas o poder regressou ao povo... :-)

    As opiniões são como a música: a mais bela expressão de democracia.