Armar discussão - Ar condicionado obrigatório?

Vamos tentar algo de novo - podemos não ser um forum mas podemos discutir temas importantes e/ou uteis ao panorama automovel portugues e gostarariamos de ter a opinião de cada um sobre o tema em discussão. Sempre que alguem fizer um coméntário o post é puxado para cima para que outros possam comentar. E para arrancar este tópico apresento a imagem abaixo.

Tirei esta fotografia do termómetro exterior do meu automovel na semana passada. A temperatura chegou aos 45ºC, e nessa noite as 23 horas a temperatura não descia dos 30ºC.

Equipamentos como ABS, ESP (este ultimo obrigatório em breev) e outros equipamentos são instalados para melhorar a segurança do condutor e passageiros - mas conduzir, sem ar condicionado a temperaturas de 45ºC é igualmente perigoso: os riscos de desidratação ou desmaio são elevados. Sendo assim, o ar condicionado não devia ser instalado de série em todos os automoveis novos vendidos em Portugal? Não estou a propor nada de novo - do meu conhecimento, em Israel e alguns estados americanos é proibido vender carros sem ar condicionado. O que dizem voçes?

9 comentários:

  • anarquista_duval says:
    21 de julho de 2010 às 11:50

    Tenho um carro sem ar condicionado e não me faz grande diferença e nos que ando que o têm poucas vezes o ligo.

    Pela lógica da segurança, é muito mais prejudicial um GPS ou acessórios desse tipo que só distraem o condutor. Além do mais, quase todos os carros novos trazem ar condicionado, portanto, não vejo necessidade de obrigatoriedade.

  • Marco Campos says:
    21 de julho de 2010 às 13:48

    Sem dúvida que faz jeito ter ar condicionado. Quem tem (como eu) já não prescinde desta tecnologia.

    No verão sem dúvida que é importante, e no inverno para desembaciar não à melhor.

    Mas também conheço quem tenha e não usa para poupar no combustível... lol.

    Obrigatório? Penso que não, mas muitas marcas principalmente as versões baixas cilindrada gostam de usar isto como trunfo.

  • Zé Miguel says:
    21 de julho de 2010 às 14:47

    Não pode ser obrigatório pela simples razão de não ser possível obrigar as pessoas a tê-lo ligado.

    Também poderás facilmente entrar pelo caminho dos malefícios do ar condicionado, pessoas com asma e alergias, a Legionella pneumophila, gripes etc...

    (normalmente fico com dor de garganta quando ligo o ar condicionado, e ligo sempre no mínimo)

    Mas não prescindo dele :D , também já passei por situações de 40 e muitos graus, pões a mão no vidro do carro e está a escaldar. E no final do dia não estás todo suado e peganhento =)

  • Turbo-lento says:
    21 de julho de 2010 às 15:07

    Uma coisa é ter ar condicionado, outra é usa-lo. o condutor terá sempre a escolha de o usar ou não, sabendo que isso implica aumento de consumo. Mas acredito que todos deveriamos pelo menos ter a escolha.

    Se bem que como muitos compram carros a diesel estes têm binario para não reflectir muito nos consumos.

    relativamente à questão das alergias é mais um problema do filtro de ar do habitaculo.
    Deixo uma dica do meu primo cuja esposa é asmatica: regularmente tirar o filtro do habitaculo, limpa-lo com compressor de ar, em seguida mergulhar em alcool e deixar secar.

  • Miguel says:
    22 de julho de 2010 às 10:19

    Já tive carro sem AC, sem direcção assistida, sem vidros eléctricos... enfim, tinha quatro rodas e um volante ;) e sofri bastante!
    Depois tive um Y 1.2 com AC e gastava muitíssimo se andasse com o AC ligado, mas as vezes lá teria que ser... Hoje tenho uma V40 1.9 e a diferença entre on e off não é muita. Nota-se mais na resposta do motor do que propriamente no consumo.

    Quanto a obrigatoriedade acho que é uma questão pouco ou nada importante enquanto houver botão on/off. Poderá acontecer que um dia morra alguém desidratado dentro de um carro com AC! Irónico no mínimo...

    Acho que era muito mais importante e decisivo para a segurança, haver obrigatoriedade das marcas em ter como pneu suplente um pneu de rotação normal e não limitados aos 80km.

  • Este comentário foi removido pelo autor.
    Besedaeste says:
    23 de julho de 2010 às 00:41

    Este comentário foi removido pelo autor.

  • Besedaeste says:
    23 de julho de 2010 às 00:43

    Na minha opinião não deve de ser obrigatório. Acho que o condutor deve de ter a liberdade de escolha no momento da compra. Claro que funciona muitas vezes como trunfo no momento da venda (sei do que falo... é o mesmo na Informática), mas deverá de constituir uma escolha do comprador.

    Mas a diferença de preço não é muita e pode-se sempre jogar o preço do AC com outros items, packs, etc, pelo que acho indispensável a quem comprar carro novo. Até porque a diferença no consumo não é assim tanta quando usado com bom senso e nunca senti uma diferença de rendimento assinalável (quando andava com o Corsa 1.3 CDTI notava que perdia um pouco o fôlego com o AC ligado, mas nada de extraordinário, já com a Megane 1.5 dci era como se andasse com ele desligado, apesar de ser 1.5).

    Andei muitos anos com carros de empresa sem AC e de fato e gravata (num belo Saxo 1.5d branco), pelo que era realmente uma experiência terrível :-). Recomendo vivamente, e se o receio são as alergias e afins, acho que se resolve com a manutenção assídua dos filtros.

  • Leça Ferraz says:
    23 de julho de 2010 às 04:52

    Também concordo com quem diz que não deve ser obrigatória a instalação de AC nos automóveis. Muito calor? Ou elevador dos vidros avariou ou há aqui muita gente sem ideias. Claro que a certas velocidades perde-se aerodinâmica, ganha-se barulho e eventualmente, com fortes ventos laterais, o controlo do carro mas é tudo uma questão de bom senso. Às vezes penso que a cada mordomia que se acrescenta a um carro, diminui-se a capacidade de conduzir. Mas isto é aqui o maluco a falar.
    Beijos e abraços!

  • Turbo-lento says:
    23 de julho de 2010 às 15:05

    Abrir as janelas quando a temperatura exterior é de 45ºC não vai trazer grande melhoria.
    Claro que a sensibilidade a esta questão depende um pouco onde cada um vive ou trabalha.
    Mas algo é certo - para executar qualquer tipo de tarefa em segurança devemos estar familiarizados e confortaveis com a tarefa - conduzir, as vezes durante horas, num carro a temperaturas elevadas é tudo menos seguro. Digo eu.