Tracção traseira

Há quem discuta que ter tracção dianteira ou traseira é a mesma coisa e é uma discussão desnecessária. Depois de ver este video descobre-se porque é que a tracção traseira é desejavel. Dedicado ao Paulo Fonseca.


5 comentários:

  • Alberto Silva says:
    10 de abril de 2010 às 15:27

    Há tempos vi um comparativo na TV Turbo, entre um 335i e um Laguna 2.0 com as 4 rodas direccionais. O 335i dá muito espectáculo, fruto da propulsão traseira, mas o Laguna bateu-o em eficácia. É que não basta 'empurrar' atrás, há que conseguir explorar a tracção de modo a que não se perca mais tempo a andar de lado do que a anda para a frente!
    Se é verdade que a propulsão traseira ou integral há 10 anos era obrigatória em carros com mais de 200cv (Volvos e Saabs não eram capazes de por todos os cavalos no chão), hoje já temos carros de tracção à frente com suspensões e esquemas de transmissão mais evoluídos a domar 300cv, claro que daí para cima a propulsão traseira ou integral não é uma opção, mas sim uma obrigação!

  • sgdinis says:
    10 de abril de 2010 às 20:18

    Por acaso, sou da opinião que o texto deste BRILHANTE E EXCELENTE video não é o mais acertado.

    Em situações como Rally, em que existe terreno super inconstante, com diferentes tipos num mesmo stage, tracção traseira não é desejável. É bonita, mas não desejável.

    Já em pistas normais, com alcatrão tratado, tracção traseira é dominante e sempre será, porque consegue aplicar melhor toda a potência, reservar as rodas da frente para apenas uma função e garantir ao condutor que numa dada situação o carro irá ser mais previsível, algo que não acontece com um carro de tracção à frente, em que a potência é direccionada com as rodas, potenciando fugas de frente ou alargamento de trajectórias.

    Já AWD é mais adequado para rally por poder aplicar a potencia de forma mais distribuída, minimizando, em teoria, as fugas de frente da tracção frontal (e o respectivo torque steering) e as fugas da traseira, tipicas dos FWD e RWD, respectivamente.

    Quanto ao comparativo do 335i v. Laguna 2.0 com 4 Rodas direccionais, há que relembrar que este último modelo tem... 4 rodas direccionais. não se trata de um FWD normal. Façam o mesmo teste com um 320d e um Laguna normal...

    (já para não falar que no teste que foi feito, seria perfeitamente indiferente ser um 335i ou um 316i. é um teste essencialmente ao chassis!)

    Por mais diferenciais que coloquem em FWD nunca vão conseguir ser tão ágeis em pista como um carro igual, mas com a tracção no sítio certo! ... mas isto é a minha opinião! :)

  • Mr.RodBraga says:
    11 de abril de 2010 às 02:03

    Não é preciso discutir muito: rally é AWD, Pistas é RWD, o resto é FWD!!!

    I gotta felling!

  • Turbo-lento says:
    12 de abril de 2010 às 11:14

    O desporto automovel é acima de tudo um espectaculo. E para ter sucesso tem que agradar aos espectadores. Carros de tracção integral são eficazes demais e os de dianteira são aborrecidos. A tracção traseira promete mais espetaculo e tem o efeito secundário de fazer sobressair a capacidade do condutor. Devia ser tudo tracção traseira.

  • Leça Ferraz says:
    13 de abril de 2010 às 05:13

    De acordo com o ultimo comentário. Tive a sorte de ter um M3 E36 (286cv) e apesar de todos os sustos que o bicho me pregou, foi o carro que mais gozo me deu a guiar. Porsche Carrera 4 964 incluído. ;)