[2º update] Toyota multada

Toyota aceita pagar a (insignificante) multa de 16.4 milhões de dólares pelos pedais de acelerador. Este valor deve-se a um limite legal, caso contrário teria de pagar 6.000 dólares por viatura ou seja 13.8 mil milhões de dólares. E ainda por cima, a Toyota não admite que tenha feito nada de errado e não ocultou nada - paga só para evitar mais litigação com a NHTSA mas não admite.

Mas ainda não é o fim dos problemas para a Toyota. Como foram detectados vários defeitos podem vir a haver várias multas do mesmo valor e ainda há muitos processos individuais a correr em tribunais por danos ou morte.

Actualização de 18-04-2010
Recentemente postamos sob o facto de que a Toyota recebeu uma multa devido ao problema com os pedais de acelerador que colavam e comentei que achei a multa pequena para um construtor como a Toyota - 16.4 milhões de dólares. Mas parece que não acaba aqui - como a Toyota detectou 2 problemas nos pedais pode levar uma segunda multa!

Post original de 14-04-2010
O departamento de transportes Americano vai multar a Toyota em 16,375 milhões de dólares por não notificarem o governo dos problemas com os pedais de acelerador.

Foi provado que a Toyota escondeu propositadamente o defeito durante meses das instituições legais e não protegeu os consumidores. Mas é uma multa fraca - 16 milhões de dólares não é nada (ou quase) para estes construtores mundiais: infelizmente, a lei americana estipula este valor como a multa máxima para este tipo de problema. É verdade que a Toyota tão cedo não recupera do rombo na imagem e isso não se pode pagar. E ainda se seguem os custos de processos criminais que muitos consumidores estão a levantar nos tribunais.

0 comentários: