Mercedes e Renault parceiros

Depois de muitas reuniões, a Daimler AG e a Renault SA chegaram a acordo para partilha de recursos entre a Mercedes, Smart, Renault e Nissan. O CEO da Daimler Dieter Zetsche e o presidente da Renault Carlos Ghosn definiram 3 áreas principais de cooperação entre os construtores na partilha de plataformas de automóveis pequenos e comerciais ligeiros, motores gasolina e diesel de pequena capacidade e sistemas eléctricos.

Os construtores vão também partilha programas de construção, logísticos e de compras de componentes. Para selar o acordo, a Daimler e Renault vão adquirir 3% de cada um.
Quem tem seguido o 4rodas1volante sabe que a Mercedes tentou algo parecido com a BMW em 2009 mas sem sucesso. A BMW agora esta mito próximo do grupo PSA e fala-se de que ainda vêem ai mais novidades.

Project Edison - um projecto chave nesta aliança Renault-Mercedes é o Project Edison - uma iniciativa para automóveis pequenos baseada na plataforma para a 3ª geração do Smart ForTwo. Uma versão alongada dará origem ao sucessor do Smart ForFour. Segundo a Autoweek, o próximo ForFour terá o motor e tracção atrás - algo completamente diferente do 1º modelo que era um Mitsubishi Colt.

Além deste acordo com a Renault, a Mercedes esta a estudar um carro pequeno muito avançado para contrariar o BMW Mega City Vehicle. Este projecto tem o nome de código Project 50 e segundo os rumores na net será mais ou menos do tamanho do 1º Mercedes Classe A e utilizara muita fibra de carbono, motor eléctrico e possivelmente a mesma base de tracção e motor traseiro do Project Edison.

A Renault utilizara a plataforma do Project Edison para o seu citadino de 2 lugares tipo Twizzy bem como o próximo Twingo - este e o próximo Smart ForFour devem ser produzidos na mesma fabrica da Renault na Eslovénia. Versões Nissan também deveram surgir.

Juntos Daimler e Renault esperam produzir mais de 350.000 unidades baseados no Project Edison - mais do triplo que a Mercedes conseguiu com as primeiras duas gerações do Smart.

Segundo a Mercedes, o próximo ForTwo nunca seria muito lucrativo devido a concorrencia e produção limitada, mesmo com a possibilidade de esticar a plataforma e fazer um novo ForFour. A associação com a Renault vai permitir aumentar a produção e a economia de escala assegurara maior rentabilidade.

Além dos motores a gasolina e diesel, o Project Edison incluirá um sistema eléctrico que também será partilhado com a Daimler e Renault. Será igual ao sistema usado no actual Smart ED com baterias da BYD chinesa com quem a Mercedes assinou um acordo de cooperação.

Novos motores de 4 cilindros a gasolina e diesel - o acordo celebrado inclui o desenvolvimento conjunto de novos motores turbo e injecção directa de 4 cilindros a gasolina e diesel de rampa comum para a Mercedes, Smart, Renault e Nissan.
Deverão ser motores 100% de alumínio de 1.2 a 1.8 litros estando previstas a longo prazo serem produzidas 4 milhões de unidades. Os motores são desenvolvidos pela Daimler e produzidos pela Renault, e devem surgir nos novos Mercedes classe B (2011) e o novo Mercedes classe A (2012), bem como nos futuros Renault Clio e Megane.
A Daimler e Renault vão tambem desenvolver novos motores de 3 cilindros a gasolina e diesel para o Project Edison e como gerador (tipo Chevy Volt) para os Mercedes BlueZero.

Outra área de acordo entre Daimler e Renault são os comerciais ligeiros - a Daimler aceitou usar o próximo Renault Kangoo como base mecanica para subtituir o Mercedes Viano, se bem que visualmente bastante diferentes. Os motores deveram ser Renault, mas há a possibilidade de se desenvolverem motores mais baratos menos avançados para estes comerciais.

0 comentários: