Geely compra Volvo

Estava difícil e demorou (2 anos) mas é oficial a Geely comprou a a Volvo automóveis à Ford por 1.8 mil milhões de dólares. Esta era a ultima marca do antigo Ford Premier Group (que incluía marcas como a Aston Martin, Jaguar e a Land Rover) que ainda estava sob as mãos da Ford.
Segundo a Geely, a Volvo vai manter-se uma marca separada com a gestão baseada na Suécia e a produção na Europa (Suécia e Bélgica) vai manter-se. Este negocio vai abrir à Volvo as portas do maior mercado automóvel do mundo, a China e já se fala que os carros do governo Chinês (actualmente Audi A6) vão ser substituídos por Volvos. O reverso da medalha é que assim é permitido à Geely ter um pé na Europa e Estados Unidos.
O negocio vai também permitir à Ford encher os cofres e focar apenas a sua marca. Dito isto, a Ford pagou pela Volvo 6,5 mil milhões de dólares em 1999, vende agora por 1,8...

2 comentários:

  • Zé Miguel says:
    5 de abril de 2010 às 17:09

    Vender em tempo de crise é mau negócio e comprar em tempo de crise é bom! Dito isto, no intervalo de 10 anos em que a ford teve a volvo dever ter ganho algum dinheiro a vender os carros.

    Não gosto de chineses, nem de produtos de qualidade chinesa (se bem que tudo o que compramos hoje em dia é, em alguma parte do processo de fabrico, feito na china.

    Também me chateia ver os chineses cada vez mais donos de tudo aqui no "ocidente". Fico apreensivo com estas coisas...

  • Michordeiro says:
    6 de abril de 2010 às 14:45

    Reparem na felicidade dos gajos da Ford em se livrarem da Volvo!!!!
    Mas cheira-me que o contrato não é flor que se cheire... Reparem no rir mafioso do chinês que está a assinar, na cara incrédula do gajo encostado à parede e no esforço do chinês do lado em entender o contrato... Estes gajos de olhos em bico não fazem nada pela certa....