Audi A1 e-Tron

Já se esperava o Audi A1 em Genebra, não se esperava era o Audi A1 e-Tron eléctrico. Ainda sob a forma de concept car, este Audi A1 e-Tron demonstra que o nome não vai ficar apenas para concept cars mas para uma gama completa.



Este Audi A1 e-Tron é a versão eléctrica do novo citadino da Audi, e apesar do exterior ser totalmente igual ao modelo "clássico" esconde uma nova arquitectura - ao contrario dos outros Audi A1 e-Tron 1 e 2, este Audi A1 e-Tron tem um motor a combustão interna juntamente com o motor eléctrico de 61 cavalos (picos de 102 cavalos disponíveis durante poucos segundos)!



A bateria de lítio apenas fornece um alcance de 50 km, apartir desta distancia entra em acção um motor a combustão interna que funciona como gerador eléctrico aumentando o alcance para 250km - sistema semelhante ao Opel Ampera/Chevrolet Volt. A Audi anuncia que este Audi A1 e-tron faz médias de 1,9 l/100 km e emissões de CO2 de apenas 45 g/km.



A parte interessante é que o motor de combustão usada no Audi A1 e-tron é um motor rotativo Wankel atrás - a Audi foi fundada apartir da união de uma série de marcas uma delas foi a NSU que foi pioneira na introdução do motor rotativo no NSU80 mas que devido a problemas de fiabilidade acabou com a marca e desde então só a Mazda (ocasionalmente) produz automóveis com motor rotativo.

0 comentários: