Novo Ford Focus 3

Foi apresentado o novo Ford Focus, que deve chegar cá em Outubro e viva a diferença! O Ford Focus 1 foi um modelo muito audacioso ao que se seguiu uma 2ª geração muito "pobre", mas o Focus 3 (apresentado no salão de Detroit) parece mais agarrado à estrada, sempre em movimento - com os faróis dianteiros mais acelerados, grandes entradas de ar e os faróis traseiros mais afilados. É também mais largo e mais baixo que o Ford Focus 2 contribuindo para o aspecto mais desportivo. Foram apresentadas apenas as versões 4 e 5 portas, que diferem bastante do novo Ford C-Max mesmo partilhando a mesma base mecânica e motores são os mesmos.




Vamos ter os 4 cilindros turbo com injecção directa e admissão variável Ecoboost 1.6 SCTi de 180 cavalos e o 2.0 SCTi de 203 cavalos. Vai haver também um 1.6 atmosférico com 115 cavalos, mais adiante deve surgir um novo 4 cilindros 1.0 Turbo com 90 a 110 cavalos e uma versão eléctrica. No campo do diesel, não há grandes novidades, actualizando apenas os motores actuais para 115, 140 e 163 cavalos.



O habitáculo respira desportivo com a posição de condução baixa e o volante pequeno. O Focus 3 também trás algum equipamento novo para a sua categoria como o regulador de velocidade adaptativo (como o Mercedes Serie S que adapta a velocidade ao carro que vai à sua frente), leitor de painéis de sinalização, estacionamento automático, alerta de cruzar linha continua entre outros.


A caixa de velocidades de dupla embraiagem Powershift bem como o sistema Stop & Start estão disponíveis em toda a gama. Esta também disponível um novo sistema anti-derrapagem que simula um diferencial electrónico podendo travar uma roda dianteira que esteja a perder aderência. Em breve devem ser apresentadas as versões carrinha e 3 portas coupe - a concorrencia que se cuide.

8 comentários:

  • Lust Dj says:
    12 de janeiro de 2010 às 20:50

    parece um fiesta gigante...ou na versão 4 portas um mondeo pequeno...

    bem...como mondeo pequeno gosto...agora como fiesta gigante deixa um pouco a desejar..mas talvez ao vivo pareça diferente.

    acho que a ford podia ter feito melhor dado que designs muito bons ultimamente na minha óptica.

    s-max, kuga, fiesta e até o mondeo.

  • anarquista_duval says:
    12 de janeiro de 2010 às 21:04

    Eu também não gostei do 2º Focus qdo o vi e tb o achei demasiado pobre, mas hj em dia penso de maneira diferente. Quanto a este, é um Fiesta grande mas mais equilibrado: as rodas de trás n parecem ser cuspidas para fora da carroçaria devido à linha de cintura demasiado inclinada e à enorme àrea de chapa atrás.
    Tirando o tablier demasiado barroco e confuso, parece-me ser bastante fixe.

  • Ribeiroplace says:
    13 de janeiro de 2010 às 11:51

    Sinceramente não gosto, também não gostei muito do modelo anterior, mas os restantes modelos da Ford atraem, como o Fiesta, Ka, Mondeo, Kuga, S-Max, este é que deixa sempre a desejar em design quando devia ser o forte da marca. Aqui a Ford tentou fugir ao esperado, a parecença com o Fiesta, deste pelo que me parece guardou apenas o interior e a mala. Os faróis traseiros são do Peugeot 2008, a frente parece o Kia Ceed, a versão sedan está mais equilibrada mas é a mistura entre o Renault Fluence e o Fiesta Sedan.
    Claro que hoje em dia é difícil encontrar um design verdadeiramente original, mas para isto preferia ver a versão Fiesta do Focus.

  • Turbo-lento says:
    13 de janeiro de 2010 às 14:52

    Pessoalmente gosto, e não esquecer o factor principal - o comportamento de estrada. Os ultimos Ford Fiesta, Mondeo e ate o actual Focus tem um optimo comportamento de estrada. Não o mais confortavel de todos, mas muito bem equilibrado e muito bom mesmo.

  • Unknown says:
    21 de fevereiro de 2010 às 17:52

    Anónimo disse: Pessoalmente gostei mais da traseira do Ford Focus Sedan, não gosto da traseira do Ford Focus 3, devido à estética dos farolins traseiros. Espero que para o mercado Europeu, a traseira esteja mais bem conseguida, no que toca aos farolins traseiros, um bom exemplo disso é o novo Ford Fiesta que tem uns farolins muito mais bonitos que o futuro Ford Focus 3. Não tenho dúvida que o Fiesta será um sucesso em vendas, graças à sua estética e a Ford sabe disso, devendo no meu ponto de vista melhorar os farolins, porque o mercado Europeu é muito mais exigente que o mercado dos EUA, no que toca à estética.

  • Turbo-lento says:
    23 de fevereiro de 2010 às 14:54

    Para os americanos apenas basta ter um suporte de copos com capacidade para os copos de litro de café ou de coca-cola do McDonalds...

  • Unknown says:
    14 de maio de 2011 às 23:16

    Sem comentarios, o focus 2 e simplesmente o hatch mais vendido do Pais, deixando pra tras de lavada o I30 e os outros então nem se fala, esse modelo novo então é espetaculare surpreendente ainda mais pelo fato de ser mais largo e mais baixo, agora tem que ser completo como o fusion para bater de frente com os importados que estão ganhando muito espaço em novo mercado. Parabens a FORD.

  • Turbo-lento says:
    15 de maio de 2011 às 00:15

    Devo conduzir um para a semana. Depois logo digo algo