Roubo de automoveis

Infelizmente os ladrões de automóveis têm acompanhado as novas tecnologias e infelizmente 2 novos métodos de assaltar os automóveis têm-se aparecido, para os quais não há defesa.



Um deles recorre a equipamentos que registam os sinais enviados pelos comandos de fecho centralizado e o carro e permite aos ladrões copiarem estes código e abrirem o carro.


Outro método foi recentemente publicado na revista QuattroRuote cujas páginas apareceram em vários sites, fóruns e até no meu email. Este método é semelhante ao acima mas simplificado - os ladrões usam dispositivos que bloqueiam a frequência em que os comandos e carro comunicam, ou seja, a pessoa sai do carro aperta no botão do comando e pensa que fechou o carro mas um ladrão equipado com este dispositivo bloqueou a frequência e o carro nunca chegou a fechar. E só falta abrir e levar o que quiser.


Em ambos os métodos, o ladrão tem que estar na vizinhança do carro estacionado (normalmente em parques de áreas de serviço, hipermercados e centros comerciais) provavelmente a fazerem de conta que estão ao telemóvel e próximos do carro - estes aparelhos têm um alcance limitado.







Gravem as imagens acima no vosso PC para depois poderem ler/fazer zoom.

Infelizmente como os sinais dos comandos não são encriptados e quase todos os carros usam a mesma frequência para os comandos, é simples abrir os carros. Torna-se necessário que os construtores desenvolvam novos comandos para evitar esta praga. Até la, não deixem NADA no interior dos vossos carros e verifiquem que o carro ficou mesmo trancado.

1 comentários:

  • Nelson Cruz says:
    4 de setembro de 2009 às 12:14

    Gravar os sinais enviados pelos comandos já só deverá funcionar em carros antigos, daí que a moda agora seja o "jamming". Embora, como os carros apitam e/ou piscam as luzes, não estou a ver como isto será assim tão eficaz.

    Para evitar a captação de sinais os fabricantes começaram por fazer comandos com 2 botões, um para abrir outro para fechar. Emitem dois sinais, logo quem captar o sinal de fechar de nada lhe serve.

    Outra técnica mais recente é enviar um código sempre diferente, baseado numa progressão matemática. O comando envia sempre o código seguinte na sequência e nunca o repete. Para evitar que comando e carro fiquem dessincronizados (o condutor carregar no botão longe demais do carro, ou uma criança brincar com o comando) o carro aceita uma série de códigos da sequência (a seguir ao último recebido). Onde li sobre isto falava em 250 códigos, mas poderá variar entre carros/marcas.

    Se uma criança brincar com o comando e carregar no botão mais de 250 vezes, sem que o carro receba o sinal, ai sim o comando deixará de funcionar. Já estará demasiadamente à frente na sequência para o carro reconhecer os códigos enviados. E nesses casos deve dizer no manual do veículo como proceder para resincronizar o comando.